Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Réger Sena
A bolsa de uma mulher: um universo de possibilidades, mas também um potencial problema para a saúde. O excesso de peso carregado diariamente pode parecer inofensivo, mas, a longo prazo, pode causar sérias lesões nas costas. Para entender melhor essa relação e aprender como evitar esses problemas, conversamos com Juliano Martins, fisioterapeuta e diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna.
O Impacto do Peso Excessivo na Coluna
Juliano Martins alerta para os riscos da sobrecarga na coluna. Carregar peso além do recomendado pode levar a lesões como discopatias, que se manifestam inicialmente com dores musculares no ombro, região cervical e lombar. Se não tratadas, essas dores podem evoluir para quadros mais graves, como hérnias de disco.
Dicas para ‘Emagrecer’ a Bolsa e Distribuir o Peso
A primeira orientação é reduzir o peso da bolsa, levando apenas o essencial. Ao carregar a bolsa no ombro, alterne os lados para evitar sobrecarregar apenas um lado do corpo. Juliano explica que o uso constante da bolsa em um único ombro pode causar desvios posturais e compressão muscular, levando a dores.
Leia também
A Escolha da Bolsa e Estratégias para Compras
Bolsas com alças largas e curtas, usadas de forma diagonal, ajudam a distribuir o peso e evitar a compensação da coluna. Para quem vai às compras, a dica é estacionar o carro o mais próximo possível e dividir o peso em sacolas, carregando uma em cada mão. Em viagens de compras, o uso de malas com rodinhas é fundamental para evitar sobrecarga.
Adotar essas medidas simples pode fazer uma grande diferença na saúde da sua coluna, prevenindo dores e lesões a longo prazo.



