Tradicional café da manhã está sendo servido, mas os clientes estão se aglomerando na porta do restaurante
Situação dos moradores de rua e venezuelanos em Ribeirão Preto
Café da manhã no Bom Prato e a aglomeração de moradores de rua
A repórter Michelle Souza relatou uma grande movimentação na entrega do café da manhã no Bom Prato, em Ribeirão Preto. Muitos moradores de rua se aglomeravam na porta do estabelecimento após comprarem o café da manhã por 50 centavos. A observação de alguns deles usando máscaras após comerem levantou preocupações em relação à saúde pública.
Venezuelanos em situação de vulnerabilidade na região central
Michelle também observou um grande número de venezuelanos na região central da cidade, principalmente na Praça Coração de Maria e entorno da rodoviária. Ao tentar conversar com eles, percebeu a dificuldade em obter informações devido à fome e à insistência em pedir ajuda. Uma venezuelana relatou ter chegado à cidade há duas semanas com três filhos, dormindo na rodoviária à noite. A repórter contou 11 pessoas em um grupo na Praça Coração de Maria, sendo seis crianças, incluindo três bebês.
Ação da Prefeitura e a Campanha Ribeirão Solidária
A Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, por meio de nota, informou que assistentes sociais visitaram os venezuelanos no dia 27 de março, mas encontraram resistência em obter informações. Michelle destacou a Campanha Ribeirão Solidária, que arrecada doações para famílias em situação de vulnerabilidade, incluindo cestas básicas, kits de higiene e doações em dinheiro. A campanha é uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade e atende à população em situação de rua na região central, principalmente na região da Baixada, próximo ao Mercadão Municipal. A situação exige uma ação urgente da prefeitura para atender às necessidades humanitárias dessa população.



