Manejo integrado do fogo serve para eliminar os materiais combustíveis que podem dar origem a grandes incêndios
O Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto realizará uma queima controlada na Mata de Santa Teresa, reserva ecológica local, para prevenir incêndios de grandes proporções durante a estiagem.
Queima Prescrita e Manejo Integrado do Fogo
O tenente Mário Nascimento explicou que a ação, chamada de “queima prescrita” ou “manejo integrado do fogo”, consiste em controlar o material combustível presente na mata. Isso envolve a remoção da vegetação em áreas próximas à reserva, criando uma barreira que retarda a propagação do fogo em caso de incêndio.
Prevenção e Treinamento
Além da queima controlada, o Corpo de Bombeiros realiza treinamentos com funcionários de municípios da região e utiliza materiais fornecidos pela Defesa Civil do Estado para o combate a incêndios florestais. A prevenção é crucial para reduzir a ocorrência de incêndios de grandes proporções, que causam danos ambientais e à saúde pública.
Leia também
Causas e Responsabilização
A maioria dos incêndios é causada pela ação humana, seja por descuido (como jogar lixo ou bitucas de cigarro) ou por ações dolosas, como incêndios criminosos. O tenente Nascimento destacou que o Corpo de Bombeiros, após extinguir o fogo, aciona a polícia ambiental para investigar e responsabilizar os culpados. Casos de incêndios com múltiplos focos em locais distantes indicam, geralmente, ação criminosa.
A iniciativa do Corpo de Bombeiros demonstra um esforço proativo na prevenção de incêndios florestais, combinando ações práticas de manejo integrado do fogo com treinamento e conscientização da população. A proteção da Mata de Santa Teresa e de outras reservas ecológicas depende da colaboração de todos para evitar ações que possam resultar em incêndios.



