Combate durou três dias; no mês passado um outro incêndio de grandes proporções destruiu mais de três mil hectares de cerrado
Incêndio na Reserva de Jataí é controlado pela segunda vez em dez dias
Combate ao fogo
Bombeiros e brigadistas conseguiram controlar um incêndio na Reserva de Jataí, em Luís Antônio, pela segunda vez em menos de dez dias. Apesar do controle do fogo, o trabalho de monitoramento continua para evitar novos focos. A área atingida ainda não foi divulgada, mas o incêndio anterior, ocorrido em atrássto, destruiu 3.800 hectares.
Investigação
O capitão da Polícia Ambiental confirmou que o incêndio pode ter sido causado por um incêndio criminoso na região de São Carlos. As investigações estão em andamento para determinar a responsabilidade pelo incêndio e identificar os responsáveis. Imagens aéreas e dados de satélites estão sendo utilizados para auxiliar na investigação.
Prevenção
Após o controle do incêndio, o trabalho de prevenção será intensificado por brigadistas e gestores da área. A meta é evitar novos focos de incêndio na região. O incêndio anterior foi possivelmente causado por fogo em lixo, enquanto este pode ter origem criminosa em São Carlos. A ação humana é apontada como a principal causa dos incêndios na região.
O controle do incêndio na Reserva de Jataí demonstra a importância da ação rápida e integrada de bombeiros, brigadistas e órgãos ambientais. Apesar do sucesso no combate às chamas, a recorrência dos incêndios destaca a necessidade de medidas preventivas mais eficazes para proteger essa importante área de cerrado.



