Clima seco e chuvas escassas deixam solo suscetível na região
O aumento de queimadas preocupa bombeiros e defesas civis da região. Com a baixa umidade do ar, o vento forte e o calor intenso, típicos desta época do ano, o número de ocorrências cresce significativamente.
Aumento de Ocorrências e os Perigos
Até março, foram registradas quase 200 ocorrências de incêndio na região. O oficial do Corpo de Bombeiros, Michel Aparecido Moroni, alerta para o aumento da tendência de queimadas com a chegada da estiagem. Ele destaca que até pequenas ações, como jogar bitucas de cigarro acesas, podem se transformar em grandes incêndios, impulsionados pelo vento.
Prevenção e Conscientização
Para combater o problema, o Corpo de Bombeiros se reunirá com a defesa civil e outros órgãos para intensificar campanhas de conscientização. A população é chamada a colaborar, evitando práticas como queimar lixo ou mato e descartando corretamente as bitucas de cigarro. O cuidado deve ser redobrado principalmente com o uso do fogo em áreas de vegetação.
Leia também
Queimadas Controlada
Para realizar queimadas controladas, seja para renovação de pastagens ou limpeza de áreas, é necessário procurar o programa de prevenção e combate a incêndios florestais. Este programa conta com a participação do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Prefeitura e parcerias privadas.
A prevenção e a conscientização são fundamentais para reduzir o número de incêndios e proteger a região dos danos causados por esse tipo de ocorrência. A colaboração da população é crucial para garantir a segurança de todos.



