Cobras, cisnes, gambás, cachorros-do-mato, entre outros animais, estão entre as novidades do zoológico
Setembro chegou em Ribeirão Preto e com ele, muitas novidades no Bosque Municipal Fábio Barreto. Diversas espécies de animais recém-nascidos chegaram ao local, incluindo cobras, cisnes, gambás, beija-flores, ouriços e até mesmo um cachorro-do-mato. Mas por que tantos animais novos? O diretor do bosque, Alexandre Golvea, explica que este é o período reprodutivo de muitos mamíferos e, em breve, também das aves, impulsionado pela primavera e pelo aumento da luz solar.
Período Reprodutivo e Filhotes Órfãos
O aumento das horas de luz solar influencia a produção hormonal dos animais, estimulando a reprodução. Com isso, é comum o aumento da chegada de animais ao zoológico, principalmente filhotes órfãos. Um exemplo é um filhote de tamanduá-bandeira encontrado em uma rodovia em Franca após a mãe ser atropelada.
Como Ajudar Animais Abandonados
Alexandre Golvea orienta a população a levar imediatamente ao bosque qualquer filhote encontrado aparentemente abandonado pelos pais, seja por atropelamento, queimadas, ou outras causas. É importante não levá-los para casa, pois o bosque oferece os cuidados necessários para sua reabilitação. Além dos órfãos, o bosque também recebe animais apreendidos com traficantes, como um casal de iguanas encontrado nos Correios pelo IBAMA.
Leia também
Reintrodução à Natureza e Contatos Importantes
Os animais resgatados passam por um processo de reabilitação, incluindo cuidados veterinários e posterior soltura monitorada. Para animais em cativeiro ilegal, entre em contato com a Polícia Ambiental pelo telefone (16) 3941-5959 ou na Rua Peru, 1472, Vila Mariana, Ribeirão Preto. Para filhotes abandonados, leve-os ao Bosque Municipal Fábio Barreto, pelo telefone (16) 3636-2545. O bosque, localizado na Rua Liberdade, Campos Elíseos, abre de domingo a domingo, das 9h às 17h, com entrada gratuita.



