Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Rodrigo Prioli
Um novo espaço dedicado à conservação e educação ambiental foi inaugurado no bosque isológico, abrigando quatro espécies de abelhas brasileiras sem ferrão, atualmente ameaçadas de extinção. A iniciativa é fruto de uma colaboração entre o setor público e privado, visando promover a preservação da biodiversidade e a conscientização sobre a importância desses polinizadores.
A Importância das Abelhas Sem Ferrão
Luiz Dinote, gerente da empresa parceira no projeto, destaca as características únicas dessas abelhas, que desempenham um papel crucial na polinização de espécies nativas da flora brasileira. A escolha de instalá-las em Ribeirão Preto se justifica pela forte cultura de cana-de-açúcar na região, onde a interação harmoniosa com os apicultores locais é fundamental para evitar a mortandade das colmeias e a preservação das espécies.
Educação Ambiental e Pesquisa
Alexandre Goveia, diretor do bosque isológico municipal, ressalta que o meliponário expandirá o trabalho de educação ambiental, recebendo visitas de escolas de toda a região. O espaço foi cuidadosamente planejado para permitir que as crianças interajam com as abelhas sem ferrão de forma segura e educativa, sob a supervisão de monitores especializados. Além disso, a presença das abelhas meliponárias tem o potencial de atrair pesquisadores, especialmente aqueles interessados no papel da polinização em matas nativas, complementando os estudos já realizados no bosque em parceria com universidades como a USP.
Leia também
Aquário em Espera
Enquanto o meliponário se torna uma nova atração, o aguardado aquário, com investimento de quase 1 milhão de reais, teve sua inauguração adiada devido a rachaduras nos tanques. Segundo Goveia, os reparos foram realizados e a estabilização da água está em andamento, mas ainda é necessária uma vistoria do estado para autorizar o manejo dos peixes. A expectativa é que o aquário seja aberto ao público em breve.
As escolas interessadas em agendar visitas ao viveiro das abelhas para participar dos projetos de educação ambiental podem entrar em contato com o bosque isológico pelo telefone 3636-2283.



