Alan Aal mudou a escalação titular que atrásra conta com Sabit no meio-campo; partida é no Santa Cruz, às 18h, nesta quinta (5)
O Botafogo enfrenta o Coritiba nesta quinta-feira, às 18h, no estádio Santa Cruz, pela 11ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O time da casa está pressionado para vencer e sair da zona de rebaixamento, onde ocupa a 17ª posição com 9 pontos. Na última rodada, o Botafogo empatou com a Ferroviária e voltou ao Z4.
O técnico Alan Alves, que ainda está invicto no comando do Botafogo, fará sua primeira alteração na escalação inicial por opção tática. No meio-campo, Alejo Dramícino será substituído por Ganes Sabite. A provável escalação do Botafogo é: Vitor Souza; Jefferson, Erickson, Rafael Melhorim e Gabriel Risso; Gabriel Bispo, Sabite e Leandro Maciel; Jonathan Cafu, Alexandre Jesus e Matheus Regges. Os jogadores Alisson Cassiano, Jean Victor e Gustavo Bochecha seguem vetados pelo departamento médico, enquanto Matheus Costa, Wesley Dias, Matheus Barbosa e Jefferson ainda não foram liberados para os treinos ou jogos.
Situação do Botafogo: O Botafogo soma quatro pontos em seis disputados sob o comando de Alan Alves. Para sair da zona de rebaixamento, o time precisa vencer o Coritiba e torcer por tropeços de concorrentes como Cruzeiro, Volta Redonda, Atlético Goianiense ou Ferroviária.
Condições do Coritiba: O Coritiba chega para o confronto embalado por três vitórias consecutivas, ocupa a vice-liderança da Série B com 19 pontos e tem a melhor defesa da competição, com seis gols sofridos. O técnico Mozart não poderá contar com o meio-campista e capitão Sebastian Gomez, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, nem com o atacante Nicolás Careca, lesionado. O meia Josué retorna após cumprir suspensão.
O Coritiba também reforçou seu elenco com três contratações para a Série B, incluindo os atacantes Clayson e Yuri Castilho, que foram relacionados pela primeira vez para o jogo e devem ficar no banco de reservas. A provável escalação do Coritiba é: Pedro Morisco; Alex Silva, Maicon, Bruno Mello e Zeca; Giovanni Farias, Machado e Josué; Lucas Roner, Vinny Paulista e Gustavo Coutinho.
Declaração do meia Felipe Machado
“É uma sequência muito importante para a gente se consolidar no G4, para se manter na parte de cima da tabela, que é o mais importante. Vencer em casa e continuar em vitória diante do nosso torcedor. Temos dois jogos difíceis fora de casa, mas o técnico Mozart sempre fala para esquecer a tabela e focar nas características do adversário. Estamos trabalhando para fazer um bom jogo e buscar mais uma vitória.”
Retrospecto e análise do confronto: Botafogo e Coritiba se enfrentaram 12 vezes na história, com vantagem leve para o Coritiba: quatro vitórias contra três do Botafogo, além de cinco empates. Em Ribeirão Preto, foram cinco jogos, com duas vitórias do Botafogo, uma do Coritiba e dois empates. Nos últimos dois confrontos na Série B do ano passado, o Botafogo venceu ambas as partidas.
O comentarista João Túbero, da CBN, destacou que o Coritiba vive seu melhor momento na temporada e tem um time equilibrado defensivamente, o que deve dificultar a criação ofensiva do Botafogo. Túbero ressaltou a importância do retorno do meia Josué para o Coritiba, que participou diretamente de metade dos gols da equipe na Série B. Ele também apontou que o Botafogo precisará ter atenção com as bolas longas e as jogadas pelas laterais do adversário.
“O cenário mais complicado para o Botafogo é criar chances contra a melhor defesa da Série B. É um bom desafio para a equipe de Alan Alves, que ainda está no início do trabalho. A expectativa do torcedor é de vitória, mas o empate não seria um mau resultado diante do adversário competitivo que é o Coritiba.”
A transmissão do jogo pela CBN começa às 18h, com a equipe formada por Mário Oliveira, João Túbero e Samuel Santos, diretamente do estádio Santa Cruz.



