Zagueiro foi titular em todos os jogos com Adilson Batista; clube deve trazer mais dois defensores para a temporada
O Botafogo está de volta aos treinos após um período de férias. A equipe se reapresenta no estádio Santa Cruz para iniciar a pré-temporada, visando a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro Série B.
Preparação para as Competições
Após os jogos da segunda fase da Copa do Brasil, o sorteio da terceira fase (que acontecerá entre sexta-feira e segunda-feira) definirá os próximos adversários do Botafogo. A equipe estreia na Série B no dia 14 de abril, contra o Juventude, em Caxias do Sul. Nos bastidores, o clube trabalha ativamente para reforçar o elenco, visando melhorar a qualidade do time que terminou o Paulistão na oitava colocação.
Mudanças no Elenco
O diretor executivo de futebol, Paulo Pelaipe, confirmou que haverá mudanças no elenco. Alguns jogadores podem deixar o clube, seja por pedido próprio ou por não estarem sendo aproveitados. Pelaipe destacou que o Botafogo já tem pré-contratos assinados com alguns jogadores e está em busca de outros reforços. A janela de transferências se encerra em 4 de abril, o que dificulta as negociações, uma vez que muitos campeonatos estaduais terminam posteriormente. O zagueiro Gustavo Henrique, que estava emprestado pelo Bahia, não terá seu contrato renovado. Pelaipe confirmou que há um zagueiro com acordo encaminhado e outro em negociação avançada.
Foco na Série B e Planos para o Futuro
O Botafogo decidiu não disputar a Copa Paulista no segundo semestre, concentrando seus esforços na Série B do Campeonato Brasileiro. A vaga na Copa do Brasil de 2024 dependerá da classificação de três clubes paulistas entre os oito primeiros do Brasileirão. A diretoria optou por focar na Série B para evitar o desgaste físico e a pressão da torcida em caso de resultados negativos na Copa Paulista. O clube espera que a priorização da Série B resulte em melhores resultados e, consequentemente, na classificação para a Copa do Brasil do ano seguinte. O foco principal é montar um time competitivo para a Série B, buscando inspiração em clubes como o Ituano, que surpreendeu ao conseguir o acesso à Série A.


