CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Botafogo-SP volta a Novorizonte pela primeira vez depois do gol Puskás de Guilherme Madruga

Foi na casa do Novorizontino que o volante, hoje no Cuiabá, fez o gol mais bonito de 2023; duelo é às 19h
Botafogo-SP volta a Novorizonte pela primeira
Foi na casa do Novorizontino que o volante, hoje no Cuiabá, fez o gol mais bonito de 2023; duelo é às 19h

Foi na casa do Novorizontino que o volante, hoje no Cuiabá, fez o gol mais bonito de 2023; duelo é às 19h

O Botafogo enfrenta nesta terça-feira, Botafogo-SP volta a Novorizonte pela primeira vez depois do gol Puskás de Guilherme Madruga, às 19h, um desafio importante contra o líder da Série B, o Novo Horizontino, no estádio Jorge Ismael de Biase. A partida é considerada complicada para o Pantera, que ocupa atualmente a 13ª colocação com 30 pontos, enquanto o adversário soma 44 pontos e lidera a competição.

Desempenho recente das equipes

O Novo Horizontino mantém uma campanha sólida como mandante, tendo sofrido apenas uma derrota em 12 jogos no estádio Jorge Ismael de Biase, contra o Ceará, em 10 de maio, pelo placar de 3 a 0. A equipe do técnico Eduardo Batista conquistou seis vitórias e cinco empates em casa desde então. Já o Botafogo vive um momento positivo, com quatro jogos de invencibilidade, incluindo duas vitórias e dois empates. Na última rodada, venceu o Goiás por 1 a 0, com gol de Ganeis Sabit, em partida disputada no estádio Joaquim de Morais Filho (Joajão).

Histórico do confronto e curiosidades: O histórico recente entre Botafogo e Novo Horizontino é equilibrado. Desde a fundação do Novo Horizontino em março de 2010, as equipes se enfrentaram 12 vezes, com seis vitórias do Botafogo, quatro do Novo Horizontino e dois empates. Nos jogos realizados no estádio Joajão, foram seis partidas, com duas vitórias para cada lado e dois empates. Um destaque do último encontro entre as equipes no Joajão, em 27 de junho de 2023, foi o gol de bicicleta marcado pelo meio-campista Guilherme Madruga, que rendeu o Prêmio Puskás da temporada passada e repercutiu nacionalmente. Madruga, atualmente no Cuiabá, marcou esse gol contra o Novo Horizontino, cujo goleiro titular é Jordi, que também sofreu um gol de meio de campo do ex-volante do Botafogo em jogo posterior.

Desfalques e escalação provável do Botafogo: O Botafogo terá desfalques importantes para o confronto. O volante Matheus Barbosa sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito durante a partida contra o Goiás e deve ficar afastado entre 8 e 10 meses, passando por cirurgia na próxima semana. Além dele, o meio-campista Felipe, que havia sido relacionado pela primeira vez na última partida, foi vetado por lesão de grau 1 sofrida no último treino e não viajou com a delegação para Catanduva.

O técnico Paulo Gomes convocou três jogadores para a lateral direita: Alisson, Pedro Costa e Tássio, este último novidade na lista de relacionados. No entanto, a tendência é que o atacante Emerson Egheba continue atuando improvisado como ala direito. Para substituir Matheus Barbosa no meio-campo, o principal candidato é o jovem João Costa, da base do clube.

A provável escalação do Botafogo para o jogo é: João Carlos; Mateus Costa, Fábio Sanches e Bernardo Schapo; Emerson Egheba (ala direita), Sabit, João Costa e Patrick Brey (ala esquerda); Douglas Bajo, Alexandre Jesus e Vitor Andrade.

Expectativas e análise da partida: O meio-campista Sabit Abdullay destacou a mentalidade do clube em encarar o campeonato jogo a jogo, ressaltando que não existem partidas fáceis na Série B, que é uma competição equilibrada. Segundo ele, todos os times são bons e a dificuldade é semelhante em todos os confrontos, independentemente da posição na tabela.

O comentarista Luan Amaral reforçou a importância do duelo para o Botafogo, que precisa manter a boa sequência para se afastar da zona de rebaixamento e garantir tranquilidade no restante da temporada. Ele destacou o trabalho consolidado do técnico Eduardo Batista no Novo Horizontino, que possui jogadores de qualidade como Marlon, Rommel, Rodolfo, Neto Pessoa e Sainte Travante. Apesar disso, Amaral acredita que o Botafogo tem condições de conquistar pelo menos um empate fora de casa e até repetir o feito da temporada passada, quando venceu o Novo Horizontino nas duas partidas disputadas.

O comentarista também comentou sobre as mudanças que podem ocorrer no Botafogo devido aos desfalques, especialmente na lateral direita, onde a entrada de um jogador de ofício pode alterar a dinâmica da equipe, possivelmente tornando-a mais recuada. A substituição de Matheus Barbosa por João Costa pode modificar levemente o estilo de jogo, já que o jovem é mais técnico, enquanto Barbosa é mais móvel.

Informações adicionais

Atualmente, o Botafogo está a cinco pontos de distância do Ituano, primeiro time na zona de rebaixamento. Caso vença o Novo Horizontino, o Pantera chegará a 33 pontos, mantendo a 13ª colocação, mas podendo igualar a pontuação de Goiás e Operário, que possuem uma vitória a mais. O Novo Horizontino, por sua vez, lidera a Série B com 44 pontos, cinco a mais que o Ceará, primeiro time fora da zona de classificação para o acesso.

O jogo será transmitido pela CBN, com cobertura e comentários ao vivo.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.