Últimos atletas anunciados foram o zagueiro Raphael e o meia-atacante Felipinho; Pantera encara o Goiás, segunda (9)
O Botafogo encerrou a última janela de transferências de forma movimentada, Dois reforços e fecha janela de contratações, com dez contratações confirmadas. A principal novidade foi a situação do atacante Alexandre Jesus, que estava emprestado pelo Fluminense até novembro de 2024. Na última segunda-feira, o clube anunciou a rescisão do contrato de empréstimo para que o jogador assinasse um vínculo definitivo com o Botafogo até atrássto de 2027.
Desde a sexta-feira anterior, Dois reforços e fecha janela de contratações, o Fluminense havia informado ao Botafogo que o clube português Chaves havia feito uma proposta para contratar Alexandre Jesus. O Chaves, que recentemente perdeu o atacante espanhol Héctor Hernández para o Corinthians, buscava um camisa-nove para substituir o jogador. O Botafogo, que detinha o direito de preferência para adquirir o atleta, exerceu esse direito e comprou 50% dos direitos econômicos do atacante, ficando o jogador com 30% e o Fluminense com 20%.
“Desde que cheguei, fui muito bem recebido, me adaptei rápido e o Botafogo tem uma boa estrutura. Agradeço ao Adalberto Batista, Toninho Cecílio, Juliano Camargo e principalmente ao técnico Paulo Gomes pela confiança desde o início”, declarou Alexandre Jesus nas redes sociais, expressando satisfação pela permanência no clube por mais três temporadas.
Novas contratações: Além de Alexandre Jesus, o Botafogo confirmou a contratação do zagueiro Rafael Rodrigues, de 25 anos, que atuava pelo Confiança na Série C do Campeonato Brasileiro. Rafael disputou 16 jogos na competição nacional, marcando dois gols, além de ter participado de 31 partidas e três gols na temporada pelo clube sergipano. O defensor também tem passagens por Avaí, Essírio Luz, Luverdense e Cuiabá, e fará sua estreia no futebol paulista.
Aos 45 minutos do segundo tempo da janela, o clube anunciou a contratação do meia-atacante Felipe, que substitui Luquinha, lesionado e com previsão de recuperação longa. Felipe foi formado nas categorias de base do Flamengo e, no ano passado, atuou pelo Avaí, onde disputou 33 jogos e marcou três gols. Em 2024, jogou pelo Tombense, participando de 24 partidas entre Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Série C, com três gols marcados.
Outras aquisições e elenco reforçado
Com as dez contratações, o Botafogo superou a expectativa inicial, que era de três a quatro reforços nesta janela. A chegada do diretor executivo de futebol Toninho Cecílio contribuiu para a ampliação do número de contratações. Além de Rafael Rodrigues, Alexandre Jesus e Felipe, o clube trouxe os laterais Pedro Costa e Jean Paul Ferreira, o volante Sabite Abidulai, os meias Luquinha e Ronald Camarão, e os atacantes Vitor Andrade e Bruno Marques.
Essas movimentações foram necessárias para repor a saída de jogadores como Leandro Pereira e Lucas Dias, além de suprir as ausências de atletas lesionados como Luquinha e Toró, e de Robinho e Leandro Maciel, que só retornarão em 2025. O técnico Paulo Gomes atrásra conta com um elenco mais numeroso e diversificado para a sequência da temporada.
Desempenho e próximos compromissos: Na 14ª colocação da Série B do Campeonato Brasileiro, o Botafogo soma 27 pontos, quatro a mais que o Brusque, primeiro time na zona de rebaixamento. Nas últimas partidas, o Ituano foi derrotado pelo Esporte, e o Brusque empatou com o Operário fora de casa, mantendo a distância segura para o Botafogo.
O clube segue sua preparação para o próximo compromisso, que será na segunda-feira, às 20 horas, contra o Goiás, no estádio Santa Cruz. Com o elenco reforçado e a janela de transferências encerrada, o Botafogo terá que administrar o restante da temporada com os jogadores disponíveis.
Panorama
O Botafogo encerra a janela de transferências com um elenco mais robusto, fruto de uma estratégia que passou por ajustes durante o período. A permanência de Alexandre Jesus e as novas contratações buscam fortalecer o time para evitar a zona de rebaixamento e buscar melhores posições na Série B. A equipe terá desafios importantes nas próximas rodadas e a expectativa é de que os reforços contribuam para a melhora do desempenho.


