Diretor Técnico do Inorp, Diocésio Andrade, reforça a importância do ‘Outubro Rosa’ no combate à doença
O Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, foi tema de discussão no Jornal da CBN. O Dr. Diocésio Andrade, diretor técnico do Inorpio Instituto Oncológico de Ribeirão Preto, grupo Oncoclínicas, destacou a importância da campanha para incentivar o autoexame e o compartilhamento de informações entre as mulheres.
Diagnóstico Precoce e Prevenção
O Dr. Andrade ressaltou que o Outubro Rosa é emblemático por levantar a bandeira do combate ao câncer de mama, lembrando a necessidade de procurar médicos para diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura. Secretarias municipais de saúde também realizam campanhas para incentivar o autoexame e exames preventivos, além de promover hábitos de vida saudáveis.
Dados e Realidade do Câncer de Mama
O câncer de mama é o mais prevalente no sexo feminino, com dados subestimados, mas estima-se mais de 60 mil novos casos por ano no Brasil, enquanto os EUA registram mais de 260 mil. É importante destacar que, embora raro, homens também podem desenvolver a doença, sendo o surgimento de nódulos um sintoma a ser investigado por urologista, oncologista ou mastologista.
Leia também
Mapeamento Genético e Aconselhamento
Sobre o mapeamento genético, o Dr. Andrade explicou que, em cerca de 7 a 10% dos casos de câncer de mama, há um componente genético, principalmente mutações nos genes BRCA1 e BRCA2. O aconselhamento genético é recomendado, especialmente para mulheres com histórico familiar positivo ou subtipos histológicos específicos. A descoberta de uma mutação genética implica em aconselhamento para parentes e, em alguns casos, a possibilidade de mastectomia preventiva.
Além das informações médicas, o Dr. Andrade divulgou a “Caminhada e Corrida Outubro Rosa”, evento que ocorrerá no Iguatemi, com expectativa de mais de 1100 participantes, oferecendo orientações e atividades relacionadas à prevenção do câncer de mama.



