Número foi divulgado pela Conab; confira o ‘Giro do Agro’ com a Andrielly Ferro
Safra Cafeeira Brasileira: 50 Milhões de Sacas
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou a produção brasileira de café beneficiado em 50 milhões de sacas. Este número representa um resultado positivo, impulsionado pela bienalidade positiva da safra, ciclo natural em que as lavouras tendem a aumentar a produção. Apesar do bom desempenho, a produção é menor que a de 2020, também um ano de bienalidade positiva, devido a adversidades climáticas como estiagem e geadas.
Impacto Climático e Monitoramento da Safra
Segundo Rafael Fogassa, gerente de acompanhamento de safra da Conab, as condições climáticas adversas afetaram significativamente a produção. Rodrigo Souza, superintendente de informações da agropecuária da Conab, explica que o cálculo da produção se baseia em monitoramentos agrícolas, mapeamento de áreas de cultivo, acompanhamento do uso do solo e análise de condições agro-meteorológicas (precipitação, temperatura e anomalias).
Exportações e Mercado Internacional
O Brasil exportou cerca de 36 milhões de sacas de café entre janeiro e novembro, uma redução de 5% em comparação ao mesmo período do ano anterior. A menor produção de 2021 e os problemas climáticos de 2022 contribuíram para essa redução. A maior oferta sazonal de café do Vietnã e da Colômbia também impactou as cotações do café brasileiro no mercado internacional. Para mais informações sobre a safra de café, acesse o site da Conab: www.conab.gov.br.
Leia também
O cenário da safra cafeeira brasileira demonstra a complexa interação entre fatores climáticos e a produção agrícola, impactando diretamente as exportações e o mercado internacional. A transparência das informações da Conab é fundamental para o acompanhamento e planejamento do setor.