CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Brasil deve exportar mais de 2 milhões de toneladas de trigo, no primeiro trimestre de 2022

Número representa aumento de 332%, em comparação ao mesmo período do ano passado; ouça no 'Giro do Agro'
exportação trigo Brasil
Número representa aumento de 332%, em comparação ao mesmo período do ano passado; ouça no 'Giro do Agro'

Número representa aumento de 332%, em comparação ao mesmo período do ano passado; ouça no ‘Giro do Agro’

Exportações Recordes de Trigo Brasileiro

O Brasil deve registrar um aumento expressivo nas exportações de trigo no primeiro trimestre de 2023. De acordo com a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), as exportações devem superar 2 milhões de toneladas, representando um crescimento de 332% em comparação ao mesmo período de 2021. Esse resultado surpreendente ocorre em um momento de alta demanda global pelo cereal.

Fatores que Contribuíram para o Sucesso

Esse aumento significativo nas exportações é atribuído a diversos fatores. A adaptação do trigo brasileiro às exigências de países importadores, aliada a um câmbio favorável, tornou o produto nacional mais competitivo no mercado internacional. Países da África, Oriente Médio e Ásia se destacaram como importantes destinos das exportações brasileiras, com Indonésia e Paquistão liderando a lista de importadores.

Importações e Preços

Enquanto as exportações batem recordes, as importações de trigo devem apresentar uma queda de 10% em relação a 2021, atingindo aproximadamente 1,5 milhão de toneladas. O valor médio da tonelada de trigo exportada pelo Brasil chegou a US$ 303 em março de 2023, um aumento de quase 13% em relação ao ano anterior. Já o trigo importado apresentou um valor médio de US$ 299.

O cenário de exportação e importação de trigo demonstra a crescente competitividade do Brasil no mercado global de cereais. A tendência positiva indica um futuro promissor para o setor agrícola nacional.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.