CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Brasil deve ver aumento na produção do café no próximo ano, mas só deve desfrutar em 2024

Ouça os detalhes no 'Giro do Agro' desta quarta-feira (13), com a Andrielly Fero
Produção de café Brasil
Ouça os detalhes no 'Giro do Agro' desta quarta-feira (13), com a Andrielly Fero

Ouça os detalhes no ‘Giro do Agro’ desta quarta-feira (13), com a Andrielly Fero

Safra de Café 2024: Boas Perspectivas Após Ano de Colheita Abaixo do Potencial

Apesar de uma colheita de café abaixo do esperado em 2023, as perspectivas para a safra de 2024 são positivas, com previsão de aumento na produção. Segundo Pavel Cardoso, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), a firmeza das exportações e do consumo interno minimizam os impactos de eventuais problemas climáticos. Entretanto, o alívio para os estoques apertados só deve ocorrer a partir de 2024.

Preços em Alta e Custos de Produção

Desde o início da preparação para a colheita (final de março), os preços do café arábica registraram aumento superior a R$ 100 por saca. Embora cerca de 50% da produção prevista já tenha sido colhida, o setor cafeeiro ainda enfrenta dificuldades para repassar o aumento dos custos de matérias-primas, que subiram mais de 150% em 12 meses. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) reduziu a previsão para a safra nacional de 2023 para 53 milhões de sacas.

Preços do Grão e Perspectivas Futuras

O preço do café está mais caro e pode sofrer novos aumentos. Acompanharemos de perto a evolução do mercado cafeeiro e traremos mais informações em nossa próxima edição do Giro do Agro.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.