CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Brasil é o país com maior rotatividade de funcionários nas empresas

Sobre os índices e os problemas que ele acarreta, ouça a coluna 'CBN Emprego e Oportunidades' com Dimas Facioli
rotatividade de funcionários
Sobre os índices e os problemas que ele acarreta, ouça a coluna 'CBN Emprego e Oportunidades' com Dimas Facioli

Sobre os índices e os problemas que ele acarreta, ouça a coluna ‘CBN Emprego e Oportunidades’ com Dimas Facioli

O Brasil lidera o ranking mundial de rotatividade de funcionários, com um índice médio assustador de 3,79% ao mês, segundo pesquisas recentes. Esse número, que representa a alta movimentação de trabalhadores entre entradas e saídas em empresas, acarreta prejuízos significativos para a economia nacional.

Custos da Rotatividade

A rotatividade de pessoal gera custos elevados para as empresas. Um estudo com mais de 450 empresas e 45 mil trabalhadores mostrou que, entre 2020 e 2022, o custo médio de desligamento cresceu 107%. Somente o custo direto da rescisão contratual somou mais de R$ 160 milhões nesse período. Entretanto, esse valor não contabiliza outros custos indiretos, como tempo de RH dedicado à seleção e treinamento de novos funcionários.

Causas e Soluções

As principais causas da alta rotatividade são: busca por melhores oportunidades (36%), baixo desempenho (26%) e desligamentos antes do período de experiência (76% dos desligamentos ocorreram com profissionais com até dois anos de empresa). Para reverter esse cenário, as empresas precisam investir em estratégias de retenção de talentos, como políticas de remuneração competitivas, planos de carreira, processos de integração eficazes e um bom clima organizacional. A melhoria do processo de recrutamento e seleção, com foco na adequação do candidato ao perfil da vaga, também é fundamental.

Impacto Econômico e Considerações Finais

A alta rotatividade impacta negativamente a economia como um todo. Substituir um profissional pode custar de seis a nove meses do seu salário, representando um gasto significativo para as empresas. A análise dos motivos que levam à saída dos funcionários, seja por demissão ou pedido de demissão, é crucial para a implementação de medidas eficazes de retenção e redução dos custos associados à rotatividade. Melhorar o processo de integração, investir em treinamento e desenvolvimento, e criar um ambiente de trabalho positivo são ações que podem contribuir para a redução desse índice e fortalecer a economia brasileira.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.