CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Brasil é o terceiro com mais mortes por Covid-19 na última semana

Número de óbitos é 113% maior se comparado aos sete dias anteriores; ouça a análise do pesquisador da Fiocruz Rodrigo Stabeli
Mortes por Covid-19 Brasil
Número de óbitos é 113% maior se comparado aos sete dias anteriores; ouça a análise do pesquisador da Fiocruz Rodrigo Stabeli

Número de óbitos é 113% maior se comparado aos sete dias anteriores; ouça a análise do pesquisador da Fiocruz Rodrigo Stabeli

O Brasil retornou à lista dos países com maior número de mortes por Covid-19 no mundo, ocupando a terceira posição, atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), houve um aumento de 113% nas mortes em comparação com a semana anterior.

Aumento de Casos e Subnotificação

O aumento de casos se deve às mutações do coronavírus e à subnotificação da doença. Rodrigo Estable, pesquisador e diretor da Fiocruz, explica que a falta de testagem e a percepção de sintomas mais leves têm levado a uma menor notificação de casos, fazendo com que a doença volte a aparecer com força, resultando em aumento de internações e mortes. O Brasil já havia liderado o ranking de mortes por Covid-19 no início da pandemia e atrásra retorna à lista preocupantemente.

Recomendações e Cuidados

Estable ressalta a importância de se atentar aos riscos, principalmente em relação a aglomerações. As pessoas mais vulneráveis, como idosos, indivíduos com comorbidades e aqueles com esquema vacinal incompleto, continuam sendo as principais vítimas. Desde julho, foram registradas 80 mil mortes, um número alarmante que exige atenção. A rápida mutação do coronavírus também é um fator preocupante, mesmo com novas cepas aparentemente menos agressivas, a possibilidade de evolução para estados mais graves permanece.

Prevenção e Ações Individuais

Com o período de festas de fim de ano se aproximando, a recomendação principal é a vacinação completa. Caso apresente sintomas gripais, mesmo leves, evite aglomerações e realize testes. O uso de máscara em locais públicos também é recomendado. A conscientização individual é crucial para conter o avanço da doença e reduzir o número de mortes e hospitalizações. A velocidade de transmissão do vírus aumentou significativamente, com cada indivíduo podendo transmitir a doença para um número muito maior de pessoas do que no início da pandemia.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.