CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Brasil e polarização: como a divisão política pode afetar as eleições municipais

Felipe Nunes, cientista político e comentarista da GloboNews, fala sobre os efeitos da polarização no campo político e econômico
Brasil e polarização
Felipe Nunes, cientista político e comentarista da GloboNews, fala sobre os efeitos da polarização no campo político e econômico

Felipe Nunes, cientista político e comentarista da GloboNews, fala sobre os efeitos da polarização no campo político e econômico

O jornalista Lucas Faleiros conversou com o cientista político, professor e comentarista da GloboNews Felipe Nunes sobre o atual momento de polarização no Brasil e seus efeitos nas eleições municipais de 2024 e na economia. O diálogo foi exibido pelo programa Ponto Final, da CBN.

Diagnóstico sobre a polarização

Felipe Nunes afirmou que os indicadores de sua pesquisa, realizada pela Quest, apontam para um aumento da percepção de divisão política no país. “As pessoas estão mais radicalizadas, extremadas e não estão conseguindo flexibilizar suas opiniões”, disse o comentarista, destacando que esse quadro não se dissipou após as eleições nacionais.

Na pesquisa citada, realizada em fevereiro, 83% dos entrevistados responderam que o Brasil está mais dividido — resultado que, segundo Nunes, reforça a persistência da polarização e sugere que esse cenário deve permanecer por algum tempo.

Impactos eleitorais e sociais

O analista explicou que a polarização não afeta apenas a disputa eleitoral, mas reverbera nas relações familiares e nos hábitos de consumo. “Há um desafio grande como sociedade: a necessidade de produzir confiança interpessoal e tolerância”, afirmou, ao associar a intensidade dos conflitos políticos à dificuldade de convivência entre grupos com posições opostas.

Efeitos sobre a economia e o ambiente de negócios

Nunes ressaltou que, em uma economia capitalista, negociações e investimentos dependem de confiança e tolerância. Em sua visão, menor tolerância e confiança tendem a produzir piores resultados econômicos — tema que ele aborda em seu livro A biografia do Abismo.

Sobre dúvidas de empresários diante do calendário eleitoral, o comentarista reconheceu a apreensão comum sobre ampliar negócios ou adiar investimentos durante o ano de eleições. Apesar de a conversa terminar antes de uma recomendação explícita, Nunes afirmou que a incerteza política pode dificultar acordos e financiamentos, ilustrando a cautela que muitos agentes econômicos adotam nesse período.

Ao final do bate‑papo, o entrevistado reforçou a necessidade de debater como sociedade caminhos para reduzir tensões e restaurar níveis mínimos de confiança indispensáveis ao funcionamento das instituições políticas e ao ambiente econômico.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.