Quem explica como funciona o processo de doação e de transplante de medula é o médico especialista Renato Cunha
O Brasil se destaca como um dos países com maior número de cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), demonstrando grande potencial para salvar vidas. Em Ribeirão Preto, o HEMO Centro recebe cerca de 1500 voluntários por mês para doação de medula óssea.
Doação de Medula Óssea: Um Ato de Esperança
Quando um paciente precisa de transplante, o REDOME busca um doador compatível. Recentemente, o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto compartilhou a comovente história de Fernando Carlos da Silva, que recebeu a doação do próprio filho após completar 18 anos. Fernando, que lutava contra leucemia, descreveu a experiência como algo “muito especial”, ressaltando a iniciativa voluntária do filho.
Compatibilidade e Procedimentos
O Dr. Renato Cunha, diretor do Centro de Transplante de Medula Óssea e Terapia Celular do Hospital das Clínicas, explicou que, na ausência de doador 100% compatível (HLA idêntico), um doador parcialmente compatível, como um filho, pode ser utilizado. A idade do doador pode ser flexibilisada em casos de urgência, com autorização dos pais. A chance de encontrar um doador compatível varia de 20% a 80%, dependendo da compatibilidade genética (HLA) e da diversidade étnica da população do banco de doadores. Um banco de doadores representativo da população é crucial para o sucesso dos transplantes.
Leia também
Como se Cadastrar e a Importância da Atualização
O cadastro no REDOME é simples: uma amostra de sangue (10ml) é coletada para análise do HLA. É fundamental que os doadores atualizem seus dados (endereço, telefone, e-mail) no site do REDOME (hospedado pelo INCA) caso haja mudança. A falta de atualização dificulta a localização de doadores compatíveis. O Dr. Cunha reforça a importância da doação, enfatizando a segurança do procedimento e a necessidade de mais doadores para atender à demanda, que foi impactada pela pandemia, reduzindo o número de transplantes realizados no Brasil.
Em Ribeirão Preto, o cadastro pode ser feito no HEMO Centro (Rua Tenente Catão Roxo, 2501), reforçando a importância da solidariedade e a possibilidade de salvar vidas através da doação de medula óssea.


