CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Brasil registra mais que o dobro de casamentos em relação ao número de divórcios

Dados do IBGE apontam 970 mil matrimônios, contra 420 mil separações; dados mais atuais são de 2022
Casamentos e divórcios no Brasil
Dados do IBGE apontam 970 mil matrimônios, contra 420 mil separações; dados mais atuais são de 2022

Dados do IBGE apontam 970 mil matrimônios, contra 420 mil separações; dados mais atuais são de 2022

Segundo dados do IBGE, divulgados em 2023, o Brasil registrou 970 mil casamentos em 2022, uma média de seis casamentos para cada mil habitantes. Na região central, a taxa é bem maior.

Casamentos na Região Central

Santa Gertrudes lidera o ranking de cidades mais “casamenteiras” da região central, com 11,5 casamentos a cada mil habitantes. São Carlos, apesar de não ter a maior taxa proporcional, lidera em números absolutos, com 1.366 casamentos em 2022, seguida por Araraquara (1.347) e Rio Claro (1.024). Outras cidades com altas taxas incluem Nova Europa (9+), Chavantes (perto de 9) e Águas da Prata (8).

Divórcios na Região Central

Em contraponto, Nova Europa também se destaca como a cidade com maior taxa de divórcios na região, com duas separações a cada mil habitantes. Em números absolutos, Araraquara registrou o maior número de divórcios (872 em 2022), seguida por São Carlos (334) e Rio Claro (507). Curumbataí (1,2 divórcios por mil habitantes) e Tobias (0,7) também apresentaram taxas significativas. A média brasileira foi de 2,5 divórcios por mil habitantes.

É importante notar que esses números refletem apenas os registros oficiais em cartório. Acredita-se que uma parcela significativa de casamentos e divórcios não são formalmente registrados, sugerindo que os números reais podem ser ainda maiores. A alta taxa de divórcios em cidades menores, onde há maior proximidade social, levanta questões interessantes sobre as dinâmicas familiares e sociais nesses contextos. A crescente autonomia individual e a mudança de comportamentos sociais contribuem para esse cenário.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.