18ª Feira de Agronegócios Copercana apresentou projeto da cooperativa e parceria com empresas que estão de olho na exportação
Coopercana e o Agronegócio: Inovação na Produção de Cana e Amendoim
A Coopercana, há 14 anos, investe em tecnologia de ponta para a produção de cana-de-açúcar e também para culturas de rotação, como soja e amendoim. Um projeto de destaque é a produção e exportação de amendoim, envolvendo agricultores de diversos estados. Juntos, eles comercializam cerca de três milhões de sacas por ano, com metade destinada à exportação para países como Japão, Austrália e União Europeia.
Mercado Exportador e Potencial de Crescimento
A rentabilidade da exportação de amendoim é significativamente maior em mercados como o europeu, com diferença de US$ 250 a 300 por tonelada em comparação com o mercado russo. Apesar do mercado brasileiro de amendoim ser pequeno (1,5% da produção mundial), há grande potencial de crescimento, principalmente em áreas de reforma de canaviais. A guerra entre Rússia e Ucrânia impactou negativamente o setor em 2023, mas a expectativa é de retomada, impulsionada pela alta demanda internacional.
Parcerias e Tecnologia: Garantia de Sucesso
A Coopercana fornece aos produtores parceiros insumos como sementes, defensivos e adubos, além de recursos de custeio por meio do Sicoob Cocred. A parceria com a Bem Equipamentos Agrícolas, fabricante de arrancadores de amendoim, também contribui para a otimização da produção. O foco na exportação de óleo de amendoim é apontado como um dos principais potenciais para o crescimento do setor, com previsões positivas para o segundo semestre de 2024.
Leia também
O sucesso da Coopercana no agronegócio demonstra a importância da inovação tecnológica, parcerias estratégicas e foco na exportação para impulsionar o crescimento do setor de amendoim no Brasil, gerando renda e desenvolvimento para os produtores envolvidos.
8ª Feira de Agronegócios Copercana apresentou projeto da cooperativa e parceria com empresas que estão de olho na exportação



