Volume produzido chegou a 36 bilhões de litros, 4,4% acima do ano anterior; do total, 7 bilhões foram produzidos com milho
Maior Oferta de Etanol da História
O ano de 2024 foi marcado por um recorde na produção de etanol no Brasil: 36 bilhões de litros, um aumento de 4,4% em comparação com 2023. Esse volume expressivo consolida o país como o segundo maior produtor mundial, atrás apenas dos Estados Unidos, segundo dados da UNICA (União da Indústria de Cana-de-açúcar e Bioenergia).
Produção de Etanol a partir do Milho em Alta
Dentro desse total, 7 bilhões de litros de etanol foram produzidos a partir do milho, representando um crescimento de 32,8% em relação ao ano anterior. Essa diversificação na produção demonstra a força e a capacidade de adaptação do setor sucroenergético brasileiro.
Etanol Competitivo e Futuro Promissor
Em 2024, a competitividade do etanol hidratado em relação à gasolina atingiu seu melhor nível desde 2010, com uma paridade de preços de 65,3%. O consumo de combustíveis pela frota de veículos leves chegou a 59 bilhões de litros, com destaque para o aumento de 5 bilhões de litros no consumo de etanol hidratado. Além disso, a aprovação de leis importantes, como o programa RenovaBio e a reforma tributária, sinaliza um futuro promissor para o setor bioenergético brasileiro, impulsionando ainda mais o desenvolvimento de combustíveis renováveis.
Leia também
O ano de 2024 representou um marco para o setor sucroenergético brasileiro, com recordes de produção, aumento da competitividade do etanol e avanços legislativos que impulsionam a produção de biocombustíveis. As perspectivas para os próximos anos são positivas, com o Brasil se consolidando como um protagonista global na produção de energia renovável.