CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Brasileiro membro de comitê da OMS sobre a Covid-19 esclarece dúvidas da doença

João Paulo Dias de Souza é médico da USP Ribeirão Preto
Covid-19
João Paulo Dias de Souza é médico da USP Ribeirão Preto

João Paulo Dias de Souza é médico da USP Ribeirão Preto

Em entrevista à CBN, o médico e professor titular do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, João Paulo Dias de Souza, membro do Comitê de Especialistas da OMS de Enfrentamento à Covid-19, esclareceu dúvidas sobre a pandemia.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Enfrentamento da Covid-19

A OMS acompanha a situação do coronavírus globalmente por meio da articulação com os sistemas de informação dos diferentes países, recebendo informes diários sobre a progressão da doença. O Dr. Souza participa de um comitê que trata das formas graves da doença, monitorando informações sobre tratamentos e evidências científicas, e emitindo recomendações globais por meio de videoconferências.

Desmistificando o Coronavírus: Mitos e Verdades

O Dr. Souza destaca a pandemia como um fenômeno global de informação, com grande quantidade de notícias, algumas verdadeiras e muitas falsas ou baseadas em incertezas. Ele enfatiza a importância de confiar nas recomendações oficiais de órgãos como a OMS, o Centro Europeu de Controle de Doenças e o Ministério da Saúde do Brasil. Sobre a cloroquina, menciona estudos preliminares com resultados positivos, mas ressalta a necessidade de cautela, considerando a necessidade de avaliar custo-benefício e efeitos colaterais. Quanto à duração do vírus em superfícies, explica que superfícies porosas e rugosas retêm o vírus por mais tempo, mas reforça a importância da higiene com água e sabão ou álcool gel, além de etiqueta respiratória (cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar).

Medidas de Enfrentamento e Transmissão Local

As medidas tomadas pelas cidades, como Ribeirão Preto, de decretos de situação de emergência e normas para combater o vírus, estão em linha com as recomendações da OMS, focando na redução da circulação de pessoas para evitar sobrecarga no sistema de saúde. A mudança de protocolo no atendimento de pessoas com sintomas respiratórios, tratando todos como potenciais casos de coronavírus devido à dificuldade de diagnóstico clínico, é avaliada como necessária. Por fim, o Dr. Souza define transmissão local como a transmissão da infecção entre pessoas de uma mesma localidade, enquanto transmissão comunitária ocorre quando a fonte da infecção não pode ser identificada, situação para a qual o Brasil se aproxima.

A entrevista com o Dr. João Paulo Dias de Souza forneceu informações cruciais para a compreensão da pandemia e as medidas de enfrentamento, reforçando a importância da informação correta e das medidas de higiene e distanciamento social.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.