CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Brinquedos com luz a laser são proibidos pelo Inmetro

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Rodrigo Prioli
Brinquedos com luz laser
Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Rodrigo Prioli

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Rodrigo Prioli

Brinquedos a laser, populares entre crianças, podem parecer inofensivos, mas representam um sério risco à saúde ocular. O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) proibiu a fabricação, importação e comercialização de brinquedos com laser de potência superior a 1 miliwatt, visando proteger a visão dos pequenos.

O Perigo Oculto dos Lasers

O oftalmologista Marcelo Jordão Lopes da Silva alerta que esses brinquedos podem causar lesões irreversíveis na visão. O laser, ao ser direcionado para a mácula, área nobre da retina responsável pela visão central, pode causar queimaduras. Uma vez danificados os fotorreceptores, a visão é significativamente prejudicada.

Sintomas e Diagnóstico

A criança pode não se queixar imediatamente, mas a baixa de visão é o principal sintoma. A perda de visão é abrupta e pode passar despercebida pelos pais. Caso haja suspeita de exposição ao laser, é crucial procurar um oftalmologista para um exame completo. Mesmo em fase aguda, a lesão pode ser irreversível.

Consequências a Longo Prazo

A lesão macular causada pelo laser não leva à perda total da visão, mas compromete a capacidade de enxergar detalhes. A criança pode ter uma visão central embaçada, como se houvesse uma cicatriz ou uma nuvem escura no centro do campo de visão. Infelizmente, esse dano é irreversível.

A medida do Inmetro visa proteger as crianças dos perigos desses brinquedos. Pais e responsáveis devem estar atentos e evitar o uso de brinquedos a laser com potência inadequada.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.