Cerimônia posse, transmissão de poderes e mais… confira como será o andamento político do 1º de janeiro na cidade
O ano de 2024 se encerra, e com ele, o último episódio do programa De Olho na Política. Mas já projetamos um olhar para 2025, ano que marca o início de novos mandatos para prefeitos e vereadores em todo o Brasil.
Posse em Ribeirão Preto: Novos Rumos para a Cidade
Amanhã, 1º de janeiro, Ribeirão Preto terá sua cerimônia de posse, a partir das 9h, na Câmara Municipal. O prefeito eleito, Ricardo Silva, e os novos vereadores tomarão posse, marcando o início de uma nova etapa na política local. O vereador mais votado, Danilo Scott, com 296 votos, conduzirá a mesa.
Desafios e Expectativas para o Novo Mandato
Após a cerimônia na Câmara, o prefeito eleito seguirá para o Centro Administrativo, sede da prefeitura, para a cerimônia de transição de poderes. A Câmara, por sua vez, prosseguirá com os trabalhos, incluindo a votação da composição da mesa diretora para o ano de 2025. A definição do presidente da mesa diretora, possivelmente Isaac Antunes, já parece alinhada politicamente, embora imprevistos possam ocorrer. A nova legislatura, que vai de 2025 a 2028, trará novos desafios e a necessidade de articulação entre executivo e legislativo.
Leia também
Mobilidade Urbana e os Primeiros 100 Dias
Entre os desafios da nova administração está a mobilidade urbana. O prefeito eleito já anunciou alguns secretários e há expectativas sobre novas definições, especialmente em relação ao consórcio prourbano e ao RPmob. O novo governo terá a oportunidade de implementar mudanças imediatas por meio de decretos, como ajustes nos corredores de ônibus. O período dos primeiros 100 dias será crucial para avaliar os avanços, as resistências e as novas perspectivas da administração, considerando o orçamento da cidade e a alta dívida municipal. A renovação de apenas 40,9% no legislativo, com nove novos vereadores, sugere uma relativa tranquilidade na relação entre executivo e legislativo, pelo menos inicialmente. A CBN estará presente na cerimônia de posse e acompanhará os desdobramentos da nova administração.