Além de muitos pacientes procurando por atendimento, profissionais estão se afastando porque ficam doentes
A situação nos hospitais de Ribeirão Preto se agravou, com um aumento significativo na procura por atendimento médico devido a sintomas gripais e respiratórios. A alta demanda tem impactado não apenas os pacientes, mas também os profissionais de saúde, que também têm apresentado doenças.
Sobrecarga nos Hospitais
Um exemplo dessa dificuldade foi vivenciado pelo segurança adulto Santos, cuja esposa apresentou sintomas de síndrome gripal. A família enfrentou longas esperas por atendimento na Vila Virginia, que se tornou um foco de infecção. A Santa Casa de Ribeirão Preto, por exemplo, registrou um aumento de 180% no volume de pacientes neste mês, segundo o diretor Marcelo Pulga.
Aumento de Casos e Preocupação com a Ocupação de Leitos
Muitos pacientes que aguardam atendimento apresentam sintomas leves e precoces, impossibilitando a realização de exames imediatos. A exposição prolongada em ambientes hospitalares aumenta o risco de transmissão. Além dos casos leves de gripe e Covid-19, a Santa Casa também enfrenta 100% de ocupação nos leitos de UTI destinados à Covid-19. Essa situação preocupa médicos e a Secretaria da Saúde, que buscam soluções para atender a demanda crescente.
Leia também
Prevenção e Cuidados
Especialistas alertam para a importância da prevenção, incentivando o uso de máscaras e a vacinação contra o coronavírus. A Secretaria da Saúde prevê um aumento nos casos de Covid-19 nos próximos dias, embora a vacinação tenha contribuído para a redução de casos graves na região. A situação exige cautela e medidas preventivas por parte da população.



