Pesquisadores vão aplicar o imunizante em doses menores em seis voluntários para aferir a segurança da vacina
Início dos Testes da Butanvac em Ribeirão Preto
O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto sediou o lançamento oficial dos testes clínicos da Butanvac, vacina 100% brasileira desenvolvida pelo Instituto Butantan. A jornalista Michelle Souza acompanhou o evento e relatou os detalhes da ocasião.
Primeira Fase da Pesquisa
De acordo com o Dr. Rodrigo Calado, coordenador da pesquisa, a primeira fase envolveu a avaliação médica e a coleta de exames de seis voluntários para verificar sua aptidão para receber a vacina. Após a avaliação, esses voluntários receberão a vacina em doses diferentes (1, 3 e 10 microgramas) com um intervalo de 48 horas entre cada grupo. Após a verificação da segurança do procedimento, mais 400 voluntários serão vacinados.
Público Alvo e Próximos Passos
O público-alvo desta primeira fase são pessoas com 18 anos ou mais que não foram vacinadas contra a Covid-19 e não foram infectadas pelo vírus. Embora 418 pessoas estejam inscritas neste momento, ainda há vagas. A segunda fase (fase B) incluirá pessoas que já foram vacinadas ou que tiveram Covid-19.
Leia também
O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o governador João Doria. Acompanharemos os próximos passos da pesquisa e traremos mais informações em breve.


