Imunização faz parte da 3ª fase de um ensaio promovido pelo Instituto; coordenadora do Neimpi, Marisa Mussi, fala do programa
O Instituto Butantã, por meio de seus centros de pesquisa em Ribeirão Preto e Serrana, busca pais de crianças de 6 a 36 meses para participarem de um estudo clínico da terceira fase de uma nova vacina contra a gripe.
Diferenças da nova vacina
A vacina em teste difere da aplicada em postos de saúde por conter antígenos contra quatro cepas virais, enquanto a vacina tradicional possui apenas três. Essa nova vacina tetravalente oferece, portanto, proteção contra um espectro mais amplo de vírus da gripe.
Como funciona o estudo?
O estudo convida crianças de 6 a 36 meses que ainda não receberam a vacina contra gripe da estação atual. A participação requer o consentimento dos pais e a criança será acompanhada por seis meses após a vacinação, que será administrada em duas doses (para quem nunca recebeu a vacina) ou em dose única (para quem recebeu a última dose há mais de seis meses). A avaliação de riscos é mínima, equivalente à de outras vacinas aprovadas pela Anvisa e comitês de ética.
Leia também
Quem pode e quem não pode participar?
Crianças que receberam a vacina contra gripe nos últimos seis meses, ou que possuem condições de saúde que possam afetar a pesquisa, não podem participar. Uma avaliação inicial com a família determinará a elegibilidade. Crianças saudáveis que não foram vacinadas nos últimos seis meses são bem-vindas.
Participar deste estudo contribui para o avanço da ciência e para o desenvolvimento de melhores vacinas para a população brasileira. Pais interessados em saber mais e em inscrever seus filhos podem entrar em contato pelos telefones: (16) 98149-1956 (Ribeirão Preto) e (16) 99439-7333 (Serrana).



