CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Caçambas da Prefeitura estão sendo alvo de vandalismo

Três unidades do programa 'Caçamba Social' foram incendiadas em março
vandalismo em caçambas
Três unidades do programa 'Caçamba Social' foram incendiadas em março

Três unidades do programa ‘Caçamba Social’ foram incendiadas em março

Ribeirão Preto enfrenta desafios com o descarte irregular de lixo em seus projetos de sustentabilidade, como os ecopontos e as caçambas sociais.

Vandalismo e descarte incorreto

Apesar da iniciativa de criar espaços para o descarte correto de resíduos, como o caçamba social localizado na Avenida Monteiro Lobato com a Rua Jorge de Lima, na Vila Guilmar (Zona Leste), o vandalismo e o descarte irregular de materiais têm sido frequentes. A reportagem acompanhou a situação por uma hora, observando que, apesar de 15 pessoas pararem para descartar materiais, nem todos o fizeram corretamente. Entulhos foram deixados ao lado das caçambas, e houve relatos de materiais inapropriados, como animais mortos, sendo depositados nos locais.

Desafios e impactos

O veterinário Tacito de Andrade, embora reconheça a melhora na praça onde o caçamba social foi instalado, critica a falta de conscientização da população quanto ao descarte adequado. Kléber Alex, catador de recicláveis, reforça a problemática, relatando a mistura de materiais e a falta de separação. O coordenador de limpeza urbana, Alexandre Betarello, confirma a situação, apontando o volume excessivo de resíduos e o vandalismo, incluindo incêndios criminosos em caçambas. Somente em um mês, três caçambas foram incendiadas, gerando prejuízos financeiros e atrasos na coleta.

Soluções e locais de descarte

A prefeitura de Ribeirão Preto busca soluções para combater o problema. Os ecopontos, destinados ao descarte de lixo eletrônico, estão disponíveis, como o localizado na Rua Cerqueira César, número 1988. As caçambas sociais, instaladas em seis bairros (Jardim Brancaçali, Jardim Procópio, Orestes Lopes de Camargo, Jardim Paiva, Vila Guilmar e Vila Virgínia), visam facilitar o descarte de materiais recicláveis, madeiras e resíduos de construção civil. Mais informações sobre os endereços podem ser obtidas no site da prefeitura ou pelo telefone 156.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.