Registro público eletrônico é feito em todo o Brasil com o objetivo de integrar informações ambientais das propriedades
Proprietários de imóveis rurais têm até o dia 5 de maio para realizar a inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR), conforme a Secretaria de Agricultura e Abastecimento. A data limite não será prorrogada.
Panorama das Inscrições
Um levantamento recente apontou que, até 27 de março, 69% dos imóveis rurais de Ribeirão já estavam inscritos no CAR. No estado de São Paulo, o índice de cadastramento atingiu 70,68% até a mesma data.
O que é o CAR e sua Importância
O Cadastro Ambiental Rural é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais e posses rurais. Ele tem como objetivo principal integrar as informações ambientais dessas propriedades, formando uma base de dados essencial para o controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico, e para o combate ao desmatamento.
Leia também
Como Realizar a Inscrição
A inscrição no CAR deve ser feita online, através do site do Sistema Integrado de Gestão Ambiental. No momento do cadastro, é necessário informar os dados do imóvel, comprovar a propriedade ou posse, e identificar o imóvel por meio de planta e memorial descritivo.
O cumprimento do prazo é fundamental para evitar pendências e garantir a regularidade ambiental da propriedade.



