Vocábulo tem originalmente a ideia de ‘laço’, ‘encadeamento’ ou ‘elo’; ouça o ‘CBN Papo Certo’ e entenda!
O termo “cadeia” possui múltiplos sentidos na língua portuguesa, Cadeia: além de sinônimo de prisão, essa palavra tem outros significados!, indo muito além do uso comum como sinônimo de presídio. Sua origem remonta ao latim catena, que significa corrente, um conjunto de argolas metálicas unidas de forma flexível. Historicamente, essas correntes passaram a ser utilizadas para prender pessoas, substituindo as cordas que eram usadas anteriormente, por serem mais eficientes. Dessa associação, o objeto físico — a corrente ou “cadeia” — acabou nomeando o local onde os presos são mantidos, configurando um caso de metonímia, figura de linguagem que usa uma parte para representar o todo.
Origem e evolução do termo “cadeia”
O uso da palavra “cadeia” para designar o presídio está ligado a essa corrente de metal usada para algemar e prender indivíduos. Atualmente, as algemas podem ser vistas como uma forma moderna dessa “cadeia” original. Essa associação entre o objeto (a corrente) e o lugar (o presídio) explica a extensão semântica do termo.
Além do sentido relacionado à prisão, “cadeia” também é empregada para indicar uma sequência ou conjunto de elementos interligados. Exemplos comuns incluem “cadeia alimentar”, “cadeia de montanhas” e “cadeia de palavras”. Nesses casos, o termo mantém a ideia de elos ou ligações, remetendo à imagem das argolas unidas que formam uma corrente.
Leia também
Figuras de linguagem e sentidos figurados: O uso de “cadeia” em expressões como “cadeia nacional de televisão” ou “cadeia de comunicação” pode ser explicado por figuras de linguagem como a metáfora e a catacrese. A catacrese ocorre quando um termo é emprestado para nomear algo para o qual não existe uma palavra específica, como no exemplo do “pé da mesa”. Assim, “cadeia” passa a designar uma sequência ou conjunto de eventos ou elementos interligados, mesmo que não se trate de uma corrente física.
Contexto histórico e cultural: O termo “cadeia” também foi tema da música “Terra”, composta por Caetano Veloso durante seu exílio em Londres, após ter sido preso durante a ditadura militar brasileira, logo após a decretação do Ato Institucional nº 5 (AI-5) em dezembro de 1968, considerado o mais violento dos atos institucionais da época. Na canção, Caetano faz uma reflexão irônica ao relacionar a pequena cela onde esteve preso com a visão da Terra vista do espaço, uma imagem que ele viu em uma revista enquanto estava encarcerado. Essa relação entre o confinamento físico e a vastidão do planeta simboliza a distância e a saudade do Brasil durante o exílio.
Informações adicionais
O debate sobre o termo “cadeia” é parte de uma reflexão mais ampla sobre o uso da linguagem e suas variações semânticas. Na próxima semana, será abordada a diferença entre os termos “prisioneiro” e “presidiário”, especialmente no contexto dos prisioneiros de guerra no Oriente Médio.