CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Café: o favorito dos brasileiros

No 'EP Agro' deste sábado (29), conheça mais sobre esse mercado e o que está por traz do aumento de preços
Café
No 'EP Agro' deste sábado (29), conheça mais sobre esse mercado e o que está por traz do aumento de preços

No ‘EP Agro’ deste sábado (29), conheça mais sobre esse mercado e o que está por traz do aumento de preços

Em 29 de março de 2025, o programa Ep Agro da Rádio CBN abordou temas relevantes do agronegócio, com destaque para o mercado do café, condições climáticas e a inflação dos alimentos.

Mercado do café especial: Marcelo Jordão, pesquisador da Fundação Procafé em Franca, explicou que o mercado de café especial tem crescido significativamente devido à maior informação e exigência dos consumidores. O café especial é caracterizado por grãos selecionados, com rastreabilidade, livre de defeitos e com sabores diferenciados, como notas de chocolate e caramelo, que são naturais e não resultam da adição de ingredientes.

O cultivo do café especial envolve cuidados específicos, principalmente no pós-colheita, como a secagem controlada e a escolha de microclimas favoráveis, geralmente em altitudes elevadas. O Brasil é reconhecido mundialmente pela qualidade do café, resultado de pesquisas que desenvolvem cultivares com alta produtividade, qualidade e resistência a pragas e doenças.

Pesquisa e desenvolvimento de cultivares: O processo de desenvolvimento de uma nova cultivar de café pode levar cerca de 30 anos, envolvendo cruzamentos genéticos, seleção e testes em campo para estabilizar características desejadas, como alta produtividade, qualidade da bebida e resistência a múltiplas doenças. Um exemplo citado foi a cultivar Arara, adaptada a diversas regiões cafeeiras do Brasil.

Alta nos preços do café

Segundo Jordão, a principal causa do aumento recente nos preços do café é o clima adverso, que tem provocado quebras de safra no Brasil e no Vietnã, além do baixo estoque mundial. Esses fatores, combinados, geram um déficit global da commodity, elevando os preços pela lei da oferta e demanda.

Previsão do tempo para a região de São Paulo: Marina Fávaro, meteorologista da CBN, informou que a região de Campinas e Ribeirão Preto deve registrar temperaturas amenas com noites mais frias e dias quentes na primeira semana de abril. A previsão indica a passagem de dois sistemas de frentes frias, entre domingo e segunda-feira e no meio da semana, trazendo chuvas e maior nebulosidade para o estado de São Paulo.

Medidas do governo para conter a inflação dos alimentos: José Carlos de Lima Jr., consultor em agronegócio da Marques Tratti, comentou a decisão do Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior de zerar o imposto de importação para nove produtos agrícolas e alimentícios, incluindo diferentes tipos de café, carne bovina, milho, massas, biscoitos, azeite e açúcar de cana não refinado.

Ele destacou que, na prática, a medida tem efeito limitado, pois o Brasil é grande produtor da maioria desses produtos, e a disponibilidade internacional para importação é restrita. Além disso, o consultor apontou que a redução dos impostos tem um efeito mais simbólico para tentar conter a inflação do que uma solução efetiva.

José Carlos também criticou o aumento da liquidez no mercado promovido pelo governo, como a aprovação do crédito consignado privado, que pode estimular o consumo e, consequentemente, a inflação. Ele defendeu que o controle das despesas públicas e a redução da base monetária são essenciais para conter a inflação e possibilitar uma política monetária com juros mais baixos, o que beneficiaria investimentos e produção.

Entenda melhor

O café especial é um segmento que valoriza a qualidade e a experiência sensorial do consumidor, com processos rigorosos desde o cultivo até a torra. A pesquisa agrícola no Brasil tem papel fundamental no desenvolvimento de cultivares adaptadas às diferentes regiões e desafios climáticos.

A inflação dos alimentos está relacionada a fatores complexos, incluindo oferta, demanda, condições climáticas e políticas econômicas. Medidas isoladas, como a redução de impostos de importação, podem ter impacto limitado se não forem acompanhadas de controle fiscal e monetário adequados.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.