CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Café tem motivos para comemorar no seu dia

Setor que é homenageado neste 24 de maio vai na contramão da crise e pode crescer 2% em 2016
Dia do café
Setor que é homenageado neste 24 de maio vai na contramão da crise e pode crescer 2% em 2016

Setor que é homenageado neste 24 de maio vai na contramão da crise e pode crescer 2% em 2016

O Brasil celebra o Dia Nacional do Café em 24 de maio desde 2005, uma data que reflete a paixão nacional por esta bebida. O mercado brasileiro de café está em constante crescimento, sendo o segundo maior consumidor mundial, atrás apenas dos Estados Unidos.

Crescimento do Consumo e Mercado

A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) estima que o consumo alcance 21 milhões de sacas anuais. Em 2015, as vendas do setor atingiram R$ 7,4 bilhões. Segundo Nathan Herskovics, diretor executivo da ABIC, o setor tem motivos para comemorar, pois, mesmo com a crise econômica, o consumo se manteve estável e continua em ascensão.

O Café na Rotina dos Brasileiros

Mesmo em tempos de crise, o café não perdeu espaço na mesa dos brasileiros. Mais de 98% da população acima de 15 anos consome café diariamente. A expectativa é que o crescimento do consumo, que foi de 1% em 2015, possa alcançar entre 2% e 2,5% este ano. Um levantamento da ABIC revelou que cada brasileiro consome, em média, 81 litros de café por ano. Além disso, um terço de cada xícara de café consumida no mundo tem origem na safra brasileira.

Diversidade e Preferências

A paixão pelo café se manifesta na diversidade de opções disponíveis, desde o espresso e cappuccino até combinações com leite e os tradicionais café forte e extra forte. Em um dia frio, como o registrado em Ribeirão Preto, o café aquece a manhã de muitos, como o vigilante Mauro Ferreira. Empresários do setor, como João Bosco de Almeida, observam um aumento nas vendas em dias de baixa temperatura.

O setor produtivo também celebra o Dia Nacional do Café, com expectativas positivas para a colheita deste ano. Edgar Bressani, produtor da região de Ribeirão Preto, destaca a importância da cultura do café para o Brasil. A produção brasileira de café arábica e conilon em 2016 deve alcançar 49,67 milhões de sacas de 60 quilos, um aumento de 14,9% em relação a 2015, conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).

O café se mantém como uma paixão nacional, impulsionando o mercado e a economia, e presente no dia a dia de grande parte dos brasileiros.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.