CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cai o número de homicídios dolosos em Ribeirão, mas os casos de estupro de vulnerável disparam

Quem analisa o ranking da criminalidade na cidade é o especialista em segurança pública Marco Aurélio Gritti
estupro de vulnerável
Quem analisa o ranking da criminalidade na cidade é o especialista em segurança pública Marco Aurélio Gritti

Quem analisa o ranking da criminalidade na cidade é o especialista em segurança pública Marco Aurélio Gritti

Em 2023, Ribeirão Preto registrou uma redução na maioria dos índices criminais em comparação com o ano anterior, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Houve queda nos casos de homicídio, roubos gerais e furtos, e roubos de veículos.

Redução em Crimes Patrimoniais

Os números demonstram uma redução significativa em crimes contra o patrimônio. O homicídio doloso caiu 37%, o culposo em 13%, e a tentativa de homicídio em 20%. Embora positivos, os números absolutos de roubos (mais de 2.100 registros) e furtos (cerca de 10.000 casos) permanecem altos, indicando que a situação ainda requer atenção.

Aumento em Crimes Violentos e Preocupações

Apesar da diminuição em alguns crimes, houve um aumento preocupante em outros, como estupro (e estupro de vulnerável, somando quase 200 casos), lesão corporal dolosa e lesão corporal culposa em acidentes de trânsito. O especialista em segurança pública, Marco Aurélio Gritte, destaca a dificuldade de prevenção e repressão, especialmente no caso de estupros, onde a maioria dos crimes é cometida por pessoas próximas à vítima. O aumento nos casos de lesão corporal dolosa também indica uma possível mudança no comportamento social, com menos harmonia e tolerância.

Políticas de Segurança e Perspectivas Futuras

Segundo Gritte, a redução em alguns crimes pode ser atribuída a ações policiais integradas (Polícia Civil, Militar, Ministério Público, Gaeco, Polícia Federal e Rodoviária Federal), além de maior cautela da população. No entanto, a legislação penal branda para crimes contra o patrimônio dificulta o trabalho das forças policiais. A complexidade dos crimes que aumentaram exige um olhar além da repressão policial, envolvendo questões sociais e de convívio familiar para uma solução mais eficaz.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.