CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cai o número de mortes no trânsito em Ribeirão Preto

Queda foi de 75% comparando fevereiro de 2018 a fevereiro de 2019; em relação a janeiro deste ano, queda também é acentuada
Mortes no trânsito
Queda foi de 75% comparando fevereiro de 2018 a fevereiro de 2019; em relação a janeiro deste ano, queda também é acentuada

Queda foi de 75% comparando fevereiro de 2018 a fevereiro de 2019; em relação a janeiro deste ano, queda também é acentuada

Dados do Infosiga, sistema de informações sobre acidentes e óbitos no trânsito, apontam uma redução de 75% nas mortes decorrentes de acidentes em Ribeirão Preto em fevereiro de 2024, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em relação a janeiro de 2024, a queda também foi semelhante.

Redução significativa de acidentes fatais

Enquanto em fevereiro de 2023 e janeiro de 2024 foram registradas quatro mortes, em fevereiro de 2024 houve apenas um acidente fatal. O caso envolveu o estudante Matheus Marcolino, de 19 anos, que morreu ao colidir sua moto com um ônibus no cruzamento da avenida José Cesário Monteiro da Silva com a doutor Mário de Assis Moura, no bairro Nova Aliança.

Investimentos em mobilidade urbana são cruciais

Para Luiz Gustavo Corrêa, especialista em trânsito e planejamento, a queda nos registros é positiva, mas ressalta a necessidade de investimentos em mobilidade urbana para manter essa redução. Comparando Ribeirão Preto com cidades de mesmo porte, ele destaca a importância de oferecer mais opções de transporte, melhorar a fiscalização (considerando o baixo número de agentes de trânsito em relação à frota de veículos) e intensificar a educação no trânsito, principalmente para motociclistas, que são os mais afetados.

Conscientização e fiscalização: fatores de impacto

De acordo com Zaraújo, gerente de educação de trânsito da Transherp, a diminuição das mortes se deve ao aumento da conscientização dos motoristas e à intensificação da fiscalização. O projeto “Habilidade Seguro”, que oferece palestras para condutores recém-habilitados (faixa etária mais vulnerável a acidentes), e outras ações como blitz educativas e o “Café Consciente”, contribuíram para esses resultados. Atualmente, Ribeirão Preto conta com 33 agentes de trânsito para uma frota de 542 mil veículos; até o final do ano, espera-se a inclusão de mais 15 profissionais. Em fevereiro, foram realizadas 16 atividades de prevenção, atingindo 3.150 pessoas. Comparando os dados de fevereiro com os dos últimos três anos, a redução de mortes chega a 83%. O perfil das vítimas permanece o mesmo: homens entre 18 e 29 anos, principalmente em acidentes de fim de semana.

Os dados demonstram um avanço significativo na segurança viária de Ribeirão Preto, mas a manutenção dessa tendência exige ações contínuas e investimentos em infraestrutura e educação para o trânsito.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.