CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Caixa divulga regras do refinanciamento para quem tem dívidas com o Fies

Podem participar do programa quem teve o contrato firmado até o final de 2017 e que tenha mensalidades atrasadas
refinanciamento Fies
Podem participar do programa quem teve o contrato firmado até o final de 2017 e que tenha mensalidades atrasadas

Podem participar do programa quem teve o contrato firmado até o final de 2017 e que tenha mensalidades atrasadas

O governo federal anunciou um programa de renegociação de dívidas do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), beneficiando cerca de 800 mil estudantes com valores médios devedores de R$ 35 mil. A medida visa auxiliar aqueles que enfrentam dificuldades financeiras para quitar seus empréstimos.

Quem pode renegociar?

Para participar do programa de renegociação, é preciso atender a alguns critérios: ter contrato assinado até o final de 2017, estar com três meses de mensalidade atrasada em dezembro de 2022 e já ter iniciado a amortização do empréstimo.

Condições e descontos

Os descontos oferecidos variam de acordo com a situação do devedor. Quem quitar a dívida à vista e está há um ano sem pagar terá 100% de desconto nas multas e 21% no valor original. Para aqueles que estão há mais tempo inadimplentes, o desconto chega a 86,5% em até 10 pagamentos, podendo alcançar 92% para quem está cadastrado no Cadastro Único do Governo Federal. Aqueles que não conseguirem arcar com prestações maiores poderão renegociar a dívida em até 150 parcelas, com descontos nas multas, porém com valor mínimo de R$ 200 por parcela.

Como renegociar e informações adicionais

A renegociação será feita exclusivamente online, através do site sifisweb.caixa.gov.br, a partir do dia 7 de março. Para mais informações ou tirar dúvidas, o número de telefone disponível é 0800 726 0101. Após a confirmação da renegociação, o nome do estudante e do fiador serão retirados dos cadastros de restrição de crédito. Essa iniciativa governamental busca auxiliar os estudantes em dificuldades e recuperar os valores dos empréstimos.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.