Muitas lojas funcionaram mesmo com a abertura sendo facultativa
Nesta quarta-feira, o centro da cidade registrou movimento considerável, mesmo com o comércio funcionando até as 18h. Nossa equipe de reportagem esteve presente e constatou a movimentação no calçadão central, com famílias, crianças e até mulheres grávidas aproveitando o dia.
Fiscalização e Segurança
A presença da Polícia Militar e da fiscalização geral foi observada no entorno do calçadão, garantindo a segurança e o cumprimento das normas sanitárias. Viaturas circularam pela área, realizando a fiscalização.
Abertura Facultativa do Comércio
Segundo Paulo César Garcia Lopes, presidente do Cinco Varp (Sindicato do Comércio Varejista), a abertura do comércio em feriados é definida por convenção coletiva entre o sindicato laboral e o patronal. A abertura é facultativa, permitindo que as lojas decidam se abrirão ou não, com os devidos encargos trabalhistas previstos em convenção. Esta convenção permite a abertura opcional tanto no feriado de 21 de abril quanto no dia 1º de maio.
Recomendações para Compras e Prevenção à Covid-19
O Cinco Varp orienta os consumidores a anteciparem suas compras, evitando aglomerações e horários de pico. A recomendação é ir às compras sozinho, utilizando máscara corretamente (tampando boca e nariz) e álcool em gel. A entidade reforça a importância da prevenção à Covid-19, mesmo com a vacinação em andamento, alertando para a possibilidade de novas ondas de contágio. Para aqueles que preferem evitar o contato presencial, o drive-thru na esplanada do Teatro Pedro II e as compras online são alternativas viáveis. O Cinco Varp disponibiliza, em seu site (cincovarp.com.br), uma cartilha para auxiliar comerciantes na realização de vendas online.



