CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Calçadão recebe ação de prevenção às doenças reumáticas

Problemas que atingem 10% dos brasileiros terão atividades gratuitas até sábado, entre 12h e 17h
doenças reumáticas
Problemas que atingem 10% dos brasileiros terão atividades gratuitas até sábado, entre 12h e 17h

Problemas que atingem 10% dos brasileiros terão atividades gratuitas até sábado, entre 12h e 17h

Doenças Reumáticas: um problema de saúde pública

As doenças reumáticas afetam 10% da população brasileira, representando a segunda maior causa de afastamento do trabalho no país. Para conscientizar a população sobre essa importante questão de saúde pública, a Organização de Apoio às Pessoas com Doenças Reumáticas de Ribeirão Preto realiza uma série de atividades gratuitas até o próximo sábado.

Ações da Campanha de Conscientização

A presidente da organização, Ana Lúcia Silva-marcel, destaca a variedade de ações oferecidas à população: “Estaremos no calçadão com diversas atividades e orientações, com médicos, fisioterapeutas e massoterapeutas, levando informação e esclarecendo dúvidas. Teremos também capacitação para técnicos e profissionais da área da saúde.” A campanha inclui atendimento médico e orientações, tudo sem custo para a população.

Diagnóstico Precoce e Tratamento

Ana Lúcia enfatiza a importância do diagnóstico precoce: “Nós teremos uma reumatologista na praça tirando dúvidas e dando orientação. Tem tratamento, e a pessoa pode ter uma vida saudável desde que tenha um diagnóstico precoce”. Ela ressalta que as doenças reumáticas não se limitam a um determinado sexo ou idade, podendo afetar até crianças. Sintomas comuns incluem dores nas juntas, como observado na artrite reumatóide (que afeta punhos, cotovelos e joelhos) e na osteoartrite (artrose), doença que atinge entre 25 e 30 milhões de brasileiros.

A iniciativa da Organização de Apoio às Pessoas com Doenças Reumáticas de Ribeirão Preto demonstra o compromisso em informar e auxiliar a população a lidar com essas doenças, promovendo o acesso a informações e cuidados essenciais para uma melhor qualidade de vida. A mobilização reforça a necessidade de atenção e busca por diagnóstico precoce para o tratamento adequado.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.