CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Calçadistas de Franca protestam contra o aumento do ICMS em São Paulo

Setor sofreu grande impacto econômico durante a pandemia do novo coronavírus
aumento ICMS calçados Franca
Setor sofreu grande impacto econômico durante a pandemia do novo coronavírus

Setor sofreu grande impacto econômico durante a pandemia do novo coronavírus

Ribeirão Preto, Franca e Barretos estão na fase vermelha do Plano São Paulo. Nesta segunda-feira (data a ser inserida), Ribeirão Preto iniciou a vacinação de profissionais de saúde liberais. A cidade de Sertãozinho também começou a imunização, assim como Franca, que adotou um sistema drive-thru em dois pontos de vacinação.

Vacinação e Impactos Econômicos

Em Ribeirão Preto, o ponto de vacinação foi alterado da região central para a Recreativa, após confusão no local anterior. A pandemia afetou a economia local, com uma pesquisa indicando que dois terços dos empresários tiveram queda nas vendas em 2020. O setor calçadista de Franca também sofreu grande impacto.

Crise no Setor Calçadista de Franca

O setor calçadista de Franca enfrenta dificuldades devido ao aumento da alíquota do ICMS em 15 de janeiro. Em 2020, cerca de 200 indústrias fecharam as portas, resultando em 4.472 demissões. O presidente do Sindicato das Indústrias Calçadistas de Franca (CIN), José Carlos Brigagão, critica o aumento de impostos, afirmando que a situação se agravou com a nova alíquota, passando de 4,3% para 18% em alguns casos. Ele destaca que a cidade já vinha enfrentando dificuldades desde 2014 devido à falta de incentivos e altos impostos.

Perspectivas Econômicas

O economista Dinas Gebaili reforça a gravidade da situação, apontando que as mudanças na alíquota do ICMS chegam em um momento delicado para a economia de Franca. Em 2020, o setor calçadista fechou mais de 4.400 postos de trabalho, e pela primeira vez desde 1997, os calçados não foram o principal item da pauta exportadora da cidade. A dependência econômica de Franca da indústria calçadista agrava a situação, com expectativas de um primeiro trimestre difícil para o setor. Empresários realizaram um protesto em comboio, reivindicando a redução dos impostos para melhorar a competitividade e a geração de empregos.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.