Gerente cita ‘insanidade’ em razão da demanda e diz que duração de estoque nas últimas semanas tem sido bem menor
Após um fim de semana de calor extremo e queimadas na região de Ribeirão Preto, a previsão é de que a situação continue crítica. Cidades como Ipuã, Guará, Tuverava e Miguelópolis foram afetadas pelos incêndios, e a população sofre com as altas temperaturas.
Ondas de calor e recordes de temperatura
O Instituto Nacional de Meteorologia prevê temperaturas de até 42 graus Celsius nesta semana, com umidade do ar abaixo dos 20%. Nesta segunda-feira, a temperatura deve atingir 39 graus. Essa onda de calor impactou diretamente o comércio local.
Aumento na procura por ar-condicionado
Lojas de ar-condicionado e oficinas mecânicas registram aumento significativo na demanda por instalação e manutenção de aparelhos. Em uma oficina de Ribeirão Preto, o dono, Antônio Dias, relata atender cerca de 25 carros por dia, contra os 15 agendados. Uma empresa de venda de ar-condicionado para residências e empresas possui um estoque de mil equipamentos, o suficiente para três meses em condições normais, mas que está se esgotando em semanas.
Leia também
Planejamento para o futuro
A gerente da empresa de ar-condicionado, Luciana Ciciarelli, alerta para a necessidade de planejamento antecipado. A alta demanda tem gerado filas de espera de até uma semana para instalação. A recomendação é que as pessoas se preparem para o verão, adquirindo e instalando os aparelhos em épocas mais tranquilas, evitando assim transtornos e filas de espera durante os meses mais quentes.