Ribeirão Preto vem tendo dificuldade em levantar números e informações destas pessoas; ouça a coluna ‘De Olho na Política’
Comissão Especial Avaliará Situação de Moradores de Rua em Ribeirão Preto
A Câmara Municipal de Ribeirão Preto instalou uma Comissão Especial de Estudos (CE) para avaliar a situação de moradores de rua na cidade. A CE, composta pelos vereadores Sergio Zerbinato, Glaucia Berenice e Matheus Moreno, foi criada devido à dificuldade em realizar um senso populacional preciso. O trabalho da comissão envolverá entrevistas com a Secretaria de Assistência Social e outros órgãos para levantar dados e propor soluções para o problema.
Aumento de Pessoas em Situação de Rua e Locais Críticos
O número de pessoas vivendo nas ruas de Ribeirão Preto, principalmente na região da Gerônimo Gonçalves, aumentou significativamente nos últimos anos. A Praça Chimit, por exemplo, apresenta um problema crônico, agravado pelo uso de drogas. A CE buscará não apenas contabilizar os moradores de rua, mas também identificar as causas da situação e apontar caminhos para a sua melhoria, reconhecendo a complexidade do problema e a impossibilidade de sua completa erradicação.
Novas Unidades do Bom Prato e Mudanças no Programa
Está prevista a inauguração da segunda unidade do Bom Prato em Ribeirão Preto, localizada próximo ao Hospital das Clínicas (HC), para a primeira semana de dezembro. O restaurante terá capacidade para servir 1.400 refeições e 300 cafés da manhã diariamente. Há planos para um transporte entre o HC e o Bom Prato, dada a distância entre os locais. Além disso, o Bom Prato do centro será transferido para um espaço maior, com capacidade ampliada para atender a demanda da população.
Leia também
O trabalho da comissão especial, juntamente com as novas unidades e melhorias no programa Bom Prato, representam um esforço para enfrentar a questão da população em situação de rua e garantir o acesso a alimentação e assistência social em Ribeirão Preto. A expectativa é que os dados levantados pela CE contribuam para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes.