Sessão que deu aval à Comissão foi tensa e teve presença maciça de comerciantes e ambulantes
Ambulantes e comerciantes em debate na Câmara de Ribeirão Preto
A luta pela legalização
A sessão ordinária da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, na quinta-feira, foi palco de um embate entre ambulantes e comerciantes locais. Os ambulantes, munidos de cartazes e apitos, reivindicavam a permissão para trabalhar no centro da cidade. Fabinho Dumilho, representando o grupo, argumentou que o objetivo é a legalização do comércio ambulante, buscando os direitos trabalhistas e o fim das apreensões. Ele enfatizou que os ambulantes são pais de família e que a atividade não os caracteriza como ladrões ou bandidos.
Os diferentes pontos de vista
Marilene dos Santos, vendedora de churros na Praça XV, relatou a perda recente do emprego e a necessidade de trabalhar como ambulante. Ela destacou a importância da atividade como forma de sustento em tempos de crise econômica e defendeu a regularização, permitindo a contribuição justa e uniformizada para a cidade. Por outro lado, comerciantes, representados por Marcus Matos, defenderam o respeito à lei de 1986 que proíbe o comércio ambulante no centro, questionando o período de transição e as implicações da possível liberação.
Leia também
A comissão de estudos e os próximos passos
Após acalorada discussão sobre a quantidade de vereadores que discursariam a favor e contra a proposta, a Câmara votou pela abertura de uma comissão especial de estudos para analisar a questão. A votação resultou em 16 votos a favor e 9 contra. O presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Turismo (CICT), Dorival Balbino, manifestou sua discordância, alertando para a responsabilidade dos vereadores que votaram pela comissão em relação a possíveis conflitos no calçadão. Adalto Marmita, presidente da comissão de estudos, esclareceu que o objetivo não é beneficiar nenhum lado, mas sim buscar melhorias na convivência no centro da cidade. A comissão, composta por mais quatro vereadores, ainda não agendou sua primeira reunião.
A abertura da comissão representa um passo importante para o debate sobre a presença de ambulantes no centro de Ribeirão Preto. O futuro da atividade e a busca por uma solução que atenda a todos os envolvidos ainda dependem das discussões e decisões da comissão.



