Autor da proposta, Maurício Gasparini, alega que essas pessoas estão sendo prejudicadas pelas obras; Prefeitura vai analisar
Isenção de Impostos para Comerciantes Afetados por Obras Paralisadas em Ribeirão Preto
A Câmara Municipal de Ribeirão Preto aprovou um projeto de lei que concede isenção de IPTU, taxas e contribuições de melhorias para pessoas físicas e jurídicas no entorno de obras públicas de mobilidade urbana paralisadas. A iniciativa visa compensar os prejuízos causados aos moradores e comerciantes afetados pelos atrasos.
Prejuízos Significativos e Apoio da ACIRP
De acordo com o vereador Maurício Gasparinho (Pstb), autor do projeto, a rescisão de contrato com as construtoras responsáveis pelas obras nas avenidas Dom Pedro I, Saudade, Brasil, Independência e 9 de Julho gerou transtornos e prejuízos significativos. Relatos apontam dificuldades financeiras para muitos empresários, com perdas chegando a 70%, e alguns negócios sendo obrigados a fechar as portas. A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP) publicou um manifesto em apoio à proposta, considerando o benefício legítimo diante dos transtornos sofridos.
Impacto Econômico e Próximos Passos
Um levantamento da ACIRP em atrássto e setembro indica que 77,5% dos empresários da região foram impactados negativamente pelas obras paralisadas. O projeto segue atrásra para análise da Prefeitura de Ribeirão Preto, que poderá vetar ou aprovar a lei. A aprovação representaria um alívio financeiro para aqueles que sofreram com os impactos econômicos dos atrasos nas obras de mobilidade urbana.
Leia também
A aprovação desta lei demonstra a preocupação da Câmara Municipal com os impactos negativos das obras paralisadas na vida dos cidadãos e no comércio local. A expectativa é que a isenção de impostos contribua para a recuperação econômica da região afetada e para a retomada das atividades comerciais.



