Projeto foi colocado em pauta na sessão desta quinta-feira (11); ouça a coluna ‘De Olho na Política’ com Marcelo Fontes
Ribeirão Preto: Câmara Municipal Rejeita Moção de Apoio a Projeto Contra o Passaporte da Vacina
Passaporte da Vacina no Mundo
O cenário internacional mostra diferentes abordagens em relação à vacinação contra a Covid-19. Singapura anunciou o fim da cobertura de despesas médicas para quem optar por não se vacinar a partir de 8 de dezembro. A Áustria considera um lockdown para não vacinados como inevitável, enquanto na Austrália, no estado de New South Wales, maiores de 16 anos não vacinados não podem visitar residências alheias. Na Alemanha, com 50 mil casos diários, alguns estados proíbem a entrada em locais fechados para não vacinados. Atualmente, cerca de 40% da população mundial está totalmente vacinada, e pouco mais de 52% recebeu ao menos uma dose.
Câmara de Ribeirão Preto Debate o Passaporte da Vacina
Em Ribeirão Preto, a Câmara Municipal rejeitou uma moção de congratulação a um projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) que visa proibir o passaporte da vacina no estado. A proposta, defendida por deputados estaduais como Janaína Pascoal e Coronel Telhada, entre outros, gerou debate acalorado. Vereadores como Sergio Zerbinato, Marcos Papa, Eliseu Rocha e Lincoln Fernandes argumentaram contra a moção, destacando a importância da imunização coletiva e comparando a exigência da carteira de vacinação a outras medidas de segurança pública, como o uso do cinto de segurança.
Leia também
Outras Aprovações na Câmara
Além do debate sobre o passaporte da vacina, a Câmara de Ribeirão Preto aprovou um projeto de lei que obriga empresas a remover fios soltos de postes em até 24 horas, após notificação da prefeitura. A iniciativa surge após um acidente envolvendo um motociclista, repercutido na CBN. A Câmara também aprovou definitivamente um projeto que exige ensino superior para chefes de gabinete, elevando o padrão de qualificação para esses cargos.
As decisões da Câmara Municipal de Ribeirão Preto refletem as discussões complexas e multifacetadas em torno da pandemia e das medidas de saúde pública, demonstrando diferentes posicionamentos e prioridades na busca por soluções eficazes para a cidade.