CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Câmara de Bebedouro vota projeto para oficializar multa para proprietários de imóveis com focos do mosquito da dengue

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Réger Sena
multa proprietários imóveis dengue
Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Réger Sena

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Réger Sena

A Câmara Municipal de Bebedouro se prepara para votar um projeto de lei que visa endurecer as medidas contra a proliferação do mosquito da dengue. O projeto, encaminhado pelo prefeito Fernando Galvão Moura, surge em meio a um cenário preocupante na cidade, que enfrenta uma epidemia com mais de 2 mil casos confirmados e mil suspeitos da doença.

Multas para Proprietários Infratores

A proposta legislativa estabelece multas para proprietários de imóveis residenciais e comerciais que forem flagrados com focos do mosquito Aedes aegypti. Os valores das multas variam de R$ 400 a R$ 800, dobrando em caso de reincidência, e são definidos de acordo com a gravidade da infração.

Justificativa do Projeto

A vereadora Sebastiana Maria Ribeiro Tavares, líder da bancada do executivo, defende a aprovação do projeto como uma forma de engajar a população no combate à dengue. Segundo ela, a medida é necessária para responsabilizar aqueles que não colaboram com os esforços da vigilância epidemiológica. “Infelizmente, são ações que a gente tem que estar colocando para aquelas pessoas que não fazem a sua parte. Só vão passar a sentir realmente a hora que atingiu seu bolso”, afirmou a vereadora.

Esforços Conjuntos Necessários

O secretário de Saúde, Antônio Carlos Feltrin, reforça que o poder público sozinho não consegue conter a proliferação do mosquito. Ele enfatiza a importância da colaboração da população para o sucesso das ações de combate à dengue. “Se a gente fizer uma varredura em um quarteirão todo, lá tem 20 casas, se a gente conseguir entrar em 19 e ficar uma só sem a gente conseguir ver se tem criador lá, nós já perdemos esse quarteirão todo”, explicou Feltrin.

Apesar das ações contínuas da Secretaria de Saúde, como arrastões, caminhões de fumacê e varreduras, a incidência da dengue ainda é alta na cidade. Em março, Bebedouro registrou a primeira morte pela doença. O Ministério Público acompanha a situação e cobra providências da prefeitura para reverter o quadro. O projeto de lei estará em votação na sessão desta quarta-feira.

A expectativa é que a nova legislação contribua para aumentar a conscientização e a prevenção, somando-se aos esforços já em andamento para controlar a epidemia na cidade.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.