Prefeitura alega que vai normalizar o repasse ao hospital quando o corpo técnico da unidade for trocado; hospital se nega
Em meio à pandemia, a cidade de Pitangueiras enfrenta uma grave crise no sistema de saúde. A Santa Casa, principal hospital da cidade, decidiu fechar seus leitos de enfermaria para pacientes do SUS após um impasse com a prefeitura sobre repasses financeiros. A prefeitura condicionou o repasse de verbas ao afastamento da diretoria da Santa Casa, gerando um impasse que deixou a população sem acesso adequado aos serviços de saúde.
CPI investiga problemas na saúde de Pitangueiras
Diante da situação, a Câmara de Vereadores instaurou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os problemas no setor de saúde do município. A CPI analisará não apenas o impasse entre a Santa Casa e a prefeitura, mas também outros problemas, como:
- Irregularidades na lista de vacinação contra a Covid-19, incluindo denúncias de fura-fila e aplicação de vacinas vencidas;
- Gastos em contratos emergenciais para atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento);
A vereadora Marcia Bento, membro da CPI, afirma que tentativas de negociação entre a Câmara, a prefeitura e a Santa Casa foram feitas antes da instauração da CPI, incluindo reuniões e o envolvimento do Ministério Público. Apesar dos esforços, não houve acordo, levando à abertura da investigação.
Leia também
- Suspensão usina santa elisa impacto: Quais os impactos indiretos que o fechamento da Usina Santa Elisa tem no mercado?
- Fechamento da usina santa elisa: Raízen anuncia paralisação por tempo indeterminado das atividades da Usina Santa Elisa
- Fechamento usina demissões direitos trabalhistas: Como fica a situação dos trabalhadores que foram dispensados da Usina Santa Elisa?
Impasse entre Santa Casa e Prefeitura
O principal foco da CPI é o impasse entre a Santa Casa e a prefeitura. A Santa Casa alega dificuldades financeiras para honrar compromissos com fornecedores, funcionários e folha de pagamento, enquanto a prefeitura afirma ter realizado repasses suficientes. A CPI buscará esclarecer se os repasses foram adequados e se a decisão de fechar os leitos foi justificada. A vereadora Marcia Bento destaca a gravidade da situação, ressaltando o sofrimento das famílias que aguardam por leitos hospitalares.
Situação atual e alternativas
A cidade de Pitangueiras também conta com uma UPA recém-inaugurada. No entanto, a UPA não tem capacidade para absorver toda a demanda da Santa Casa, devido a sua localização, tamanho e estrutura. A vereadora Marcia Bento defende a necessidade de manter os serviços da Santa Casa em funcionamento, ao mesmo tempo em que reconhece a importância da UPA. A falta de leitos, especialmente de UTI, tem gerado filas de espera e casos de pacientes que precisam buscar atendimento em outras cidades, arcando com custos adicionais. A situação da saúde em Pitangueiras exige uma solução urgente e eficaz, para garantir o acesso adequado da população aos serviços de saúde, principalmente em um contexto de pandemia.



