Plano é baseado em diretrizes da ONU para orientar políticas públicas em pastas como Saúde e Educação
A Câmara de Ribeirão Preto aprovou em primeira discussão a Agenda 2030, um plano baseado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Objetivos da Agenda 2030
A Agenda 2030 visa orientar políticas públicas em áreas como saúde, educação, segurança alimentar e agricultura, redução das desigualdades e erradicação da pobreza, energia, água e saneamento. Também abrange padrões sustentáveis de produção e consumo, mudanças climáticas, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos ecossistemas, crescimento econômico inclusivo e infraestrutura e industrialização, além de governança e meios de implementação.
Implementação e Comissão Municipal
Com a aprovação do projeto, será criada uma Comissão Municipal para o Desenvolvimento Sustentável, de natureza consultiva e deliberativa, com reuniões trimestrais e representantes da sociedade e das secretarias da prefeitura. A comissão terá o papel fundamental de monitorar os ODS, fomentar parcerias e propor novas políticas públicas. A especialista Adriana Cristina Ferreira-Caldana destacou a importância desse acompanhamento para um diagnóstico preciso da situação municipal e para a construção de metas eficazes.
Próximos Passos e Considerações
Após a aprovação em segunda votação, o projeto seguirá para sanção do prefeito. O vereador Marcos Papa destacou o compromisso prévio da prefeitura com a Agenda 2030, por meio da assinatura da carta de compromisso com o programa Cidades Sustentáveis (2016) e do Pacto Global da ONU (2018). A iniciativa busca integrar o executivo, o legislativo e a sociedade na construção de um modelo de desenvolvimento mais sustentável, reconhecendo que o modelo anterior se mostrou ineficaz diante dos desafios atuais, como os extremos climáticos e as fragilidades nos sistemas de saúde e segurança.



