Membros da comunidade negra da cidade comemoram aprovação que aconteceu nesta terça-feira (22)
Ribeirão Preto aprova lei que cria Centro de Referência para as Relações Étnico-raciais
Objetivo do Centro
O Centro de Referência para as Relações Étnico-raciais, vinculado à Secretaria da Educação, tem como objetivo promover ações de conscientização sobre racismo e discriminação entre alunos. A iniciativa atende a uma antiga reivindicação do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Promoção da Igualdade Racial (Conde Pir) e visa a inclusão de debates importantes desde a educação infantil, buscando superar o racismo e a discriminação através do diálogo.
Ações do Centro
O centro terá um papel fundamental no apoio a escolas e professores, fornecendo materiais e formações específicas sobre história e cultura afro-brasileira, africana, indígena e demais etnias presentes na população ribeirão-pretana. A proposta é que a temática étnico-racial permeie todas as áreas do conhecimento, não se limitando às disciplinas de humanidades ou linguagens. O centro irá auxiliar na implementação das leis que já obrigam o trabalho com essas temáticas, mas que na prática carecem de suporte e orientação.
Leia também
Próximos Passos e Impacto
Após aprovação unânime na Câmara Municipal, o projeto segue para sanção da prefeitura e posterior publicação em Diário Oficial. Localizado no bairro Campos Elíseos, o centro deve iniciar suas atividades ainda este ano. A aprovação foi celebrada por representantes do movimento negro da cidade, que destacam a importância da educação e da cultura como ferramentas para a promoção da igualdade e do respeito às diferenças. A pedagoga Silvia Helena Seixas Alves, que atuou junto ao Conde Pir, classificou a aprovação como histórica para Ribeirão Preto.



