A Câmara Municipal de Ribeirão Preto aprovou por unanimidade um projeto de lei que autoriza o sepultamento de animais domésticos em jazigos familiares junto aos tutores. A proposta, de autoria do vereador Rangel Scandiuzzi (PSD), ainda depende da sanção do prefeito Ricardo Silva, mas a expectativa é positiva, já que o texto não cria despesas ao Executivo e prevê o cumprimento de normas sanitárias e ambientais.
A discussão local acompanha a legislação estadual sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas, que autoriza o mesmo tipo de sepultamento em todo o estado de São Paulo. O objetivo, segundo o autor do projeto municipal, é alinhar Ribeirão à norma estadual e reconhecer o vínculo afetivo entre tutores e animais de estimação, cada vez mais presentes na dinâmica familiar.
Ainda na mesma sessão, os vereadores rejeitaram um projeto da vereadora Duda Hidalgo (PT) que instituía a política municipal de enfrentamento à violência institucional e contra pessoas em situação de rua. A proposta gerou debate, mas foi reprovada por ampla maioria. Todos os detalhes da sessão e a análise política você confere no áudio da coluna De Olho na Política.
Leia também
- Cuidados com pets no inverno: Inverno também exige mais atenção com a saúde dos pets
- Sessão Câmara Municipal Ribeirão Preto: Câmara aprova abertura de crédito suplementar de mais de R$ 4 milhões para a Secretaria da Saúde
- Câmara de Ribeirão Preto aprova contas da gestão Duarte Nogueira referentes a 2023