Projeto aguarda a sanção do Prefeito Duarte Nogueira para ser publicado
Ribeirão Preto avança na vacinação contra a Covid-19 com a aprovação de projetos na Câmara Municipal.
Prioridade para pessoas com deficiência
Um projeto de lei aprovado na Câmara Municipal de Ribeirão Preto inclui pessoas com deficiência maiores de 18 anos no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19. O vereador Paulo Modas, autor do projeto, destaca a vulnerabilidade desse grupo e a necessidade de imunização rápida, comparando-o à prioridade dada aos profissionais de saúde. A aprovação foi comemorada pelo advogado e presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB Ribeirão, Lucas Pereira, que, embora tenha considerado a aprovação esperada, ressaltou a necessidade de priorizar alguns grupos, como autistas e pessoas com síndrome de Down, devido à maior suscetibilidade a complicações da doença.
Outras categorias aguardam inclusão
Dois projetos que visam incluir trabalhadores da assistência social e conselheiros tutelares no grupo prioritário da vacinação ainda serão votados na próxima sessão da Câmara. O vereador Matheus Moreno, autor dos projetos, argumenta que esses profissionais desempenham atividades essenciais e merecem prioridade na imunização. A ordem de prioridade segue o Plano Nacional de Imunização, com o governo estadual definindo as datas com base na disponibilidade de vacinas.
Leia também
- Sessão Câmara Municipal Ribeirão Preto: Câmara aprova abertura de crédito suplementar de mais de R$ 4 milhões para a Secretaria da Saúde
- Câmara aprova projeto que cria desconto no IPTU de casas que possuam ponto de ônibus em frente
- Câmara de Ribeirão aprova PL que atualiza carga horária e reformula atribuições de gestores escolares
Próximos passos e cenário atual
O projeto de lei que prioriza pessoas com deficiência segue para sanção do prefeito Duarte Nogueira. Ribeirão Preto já vacinou com as duas doses 196.374 pessoas, segundo dados do Estado. A votação dos projetos que incluem trabalhadores da assistência social e conselheiros tutelares ocorrerá em 11 de [mês] de [ano]. O município trabalha na organização da imunização para evitar aglomerações e garantir a segunda dose para todos que receberem a primeira.



